Naum

“Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado” (Na 1:15).

 Este livro possui apenas três capítulos e faz parte do Velho Testamento. Ele foi escrito por volta de 663 a612 ACe sua autoria é atribuída ao próprio Naum: profeta que viveu na mesma época em que viveram Habacuque e Sofonias. Ele descreve a queda de Nínive (capital da Assíria) de forma poética “Peso de Nínive. Livro da visão de Naum, o elcosita. O Senhor é Deus zeloso e vingador; o Senhor é vingador e cheio de furor; o Senhor toma vingança contra os seus adversários, e guarda a ira contra os seus inimigos. O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés” (Na 1,1:3).

Ocorreu que a Assíria havia dominado os países do oriente médio ao longo de cento e cinqüenta anos.

Foi após a pregação de Jonas que a cidade de Nínive abandonou seus maus caminhos e a idolatria para servir ao Senhor, e após esses cento e cinqüenta anos este povo retornou a estas praticas. (Naum 3:1-4). E, novamente, o Senhor levanta um profeta para Nínive e o leva a pregar sobre o julgamento na destruição da cidade e chamá-los ao arrependimento “O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam” (Na 1:7)

Apesar disso, o ninivitas não deram crédito à advertência feita pelo profeta e consequentemente a cidade ficou sob o domínio dos babilônicos  “Eis que eu estou contra ti, diz o Senhor dos Exércitos. Queimarei na fumaça os teus carros, a espada devorará os teus leõezinhos, arrancarei da terra a tua presa, e já não se ouvirá a voz dos teus embaixadores” (Na 2:13); “Não há remédio para a tua ferida; a tua chaga é incurável; todos os que ouvirem a tua fama baterão palmas sobre ti; porque sobre quem não passou continuamente a tua maldade?” (Na 3:19)

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia