Rei Asa

O rei Asa foi rei de Judá e sua história está relatada na bíblia. Ele era neto de Absalão e neto do rei Davi. Seu reinado é conhecido por não ter havido guerras até o trigésimo quinto ano (de um total de quarenta e um), ele promoveu reformas religiosas mas foi desobediente ao Senhor no final de sua vida e viveu por volta de 912 a 871 AC.

A reforma religiosa inclui remoção de altares estranhos, fidelidade a Deus, ordens de que o povo de Judá buscasse ao Senhor, edificação de cidades, inclusive, depôs contra a sua própria mãe porque ela havia praticado a idolatria. De acordo com as escrituras:

“E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei. Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam. E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam; porque Deus os perturbara com toda a angústia. Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa. Ouvindo, pois, Asa estas palavras, e a profecia do profeta Odede, cobrou ânimo e tirou as abominações de toda a terra, de Judá e de Benjamim, como também das cidades que tomara nas montanhas de Efraim, e renovou o altar do Senhor, que estava diante do pórtico do Senhor” (2 Cr 15,3:8)

Apesar de seu esforço em obedecer ao Senhor, o período de paz em seu reinado chega ao fim, quando ele faz uma aliança com o rei da Síria para se livrar da opressão de Israel. Ocorreu que ele retirou tesouros da Casa do Senhor para estabelecer esta aliança com o outro rei.  E foi o profeta Hanâni que foi ter com o rei Asa e o entregar uma palavra da parte de Deus que manifestava a reprovação Dele diante da atitude do rei, que por sua vez ficou indignado e castigou o profeta.

Depois deste ocorrido, o rei Asa foi acometido de uma enfermidade grave, e mesmo assim não buscou ao Senhor e recorreu somente aos médicos. Com isso, ele veio a falecer distante da presença do Senhor, e desde quando agiu com desobediência começaram as guerras contra Judá.

Bibliografia:
http://somenteadeusgloria.blogspot.com.br/2009/07/triste-historia-do-rei-asa.html
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Arquivado em: Bíblia