Bono Vox

Um dos mais famosos cantores e compositores da atualidade, líder da célebre banda U2 e incansável guerreiro na luta pelos direitos humanos, Paul David Hewson, mais conhecido como Bono Vox, nasceu na cidade de Dublin, capital da Irlanda, no dia 10 de maio de 1960. Como um prenúncio de sua missão humanista, ele já nasceu como fruto da união entre o catolicismo e o protestantismo, em um país onde, durante muito tempo, houve uma luta fratricida entre os dois lados, além das disputas étnicas também travadas nesta região.

Seu pai, Bobby Hewson, era católico, e sua mãe, Iris, protestante, morreu em 1974, quando Bono tinha 14 anos, o que contribuiu para salientar seu lado mais indomável. Depois de uma infância transcorrida no subúrbio de Dublin, em Pallymun, ele passou sua adolescência convivendo com uma patota conhecida como ‘The Village’, da qual fazia parte Gavin Friday, seu grande companheiro, atualmente consultor da banda de Bono.

Esta turma havia formado um conjunto musical, mas Paul só eventualmente emprestava seus vocais para eles, pois nesta época era considerado um cantor desafinado. Daí seu sarcástico apelido, Bono Vox, que se referia a um modelo de aparelho auditivo comum naquele momento, indicando em latim a expressão ‘boa voz’ ou ‘perfeita voz’. A esta altura ele já estudava no Mount Temple Comprehensive School, provavelmente onde conquistou seu futuro pseudônimo.

Em 1976, uma mensagem fixada no mural da escola que ele cursava modificou radicalmente sua vida. Através dela o baterista Larry Mullen Jr. buscava alguém que desejasse compor um grupo musical. Vários candidatos surgiram, entre eles Dave Evans, integrante do The Edge, Adam Clayton e Bono. A princípio só não havia um pretendente aos vocais, mas Bono foi recrutado para ocupar este posto, já que não tinha condições de levar consigo sua guitarra a todos os ensaios da banda.

Fã ardoroso de Elvis Presley, Bono chegou a batizar um de seus filhos como Memphis Eve, referindo-se à cidade onde o ídolo passou sua vida e morreu. O irlandês homenageou várias vezes o cantor, vestindo um figurino dourado similar ao de Elvis em suas apresentações. Bono logo se destacou no interior do U2, devido a sua atuação no palco e ao seu dom carismático, que logo conquistou platéias do mundo inteiro.

Ídolo do rock, cultuado em todos os recantos do Planeta, Bono sempre buscou conciliar suas atividades musicais com suas crenças e valores religiosos, e também com suas atividades humanitárias. Suas canções sempre foram um espelho de seus ideais e de suas aspirações altruístas. O U2 chegou a realizar um show para o ex-pontífice João Paulo II.

Bono Vox defende a igualdade e a tolerância, a união de todas as religiões, que ele traduz como coexistência. No campo social, ele vem lutando insistentemente contra a miséria reinante na África, socorrendo o povo deste continente e contribuindo para que eles possam ter sua dignidade resgatada e o corpo alimentado.

Em 1982 ele contraiu matrimônio com sua namorada Alison Stewart, com quem ele teve quatro filhos, Jordan Lena (10/05/1989), Memphis Eve (07/07/1991), Elijah Bob Patricius Guggi Q (17/08/1999) e John Abraham (20/05/2001). Por suas inúmeras causas humanitárias, Bono concorreu, em 2005, ao Prêmio Nobel da Paz. O cantor teve várias participações também no cinema, atuando em parceria com o diretor alemão Wim Wenders. Em 2007 ele teve uma aparição especial no filme Across The Universe, desempenhando o papel de Dr. Robert e cantando I Am The Walrus e Lucy In The Sky With Diamonds, canções dos Beatles.

Fontes
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bono
http://paulavox.blogspot.com/2007/12/biografia-de-bono-vox.html

Arquivado em: Biografias, Música