Enrique Peña Nieto

Nascido em Atlacomulco (México) no ano de 1966, Enrique Peña Nieto foi governador do Estado do México entre 2005 e 2011. Peña Nieto candidatou-se às eleições para a presidência da república de seu país e foi eleito. Porém, só tomará posse a partir do mês de dezembro de 2012.

Enrique Peña Nieto (2016). Foto: photocosmos1 / Shutterstock.com

Além de político, Peña Nieto também é advogado e integrante do Partido Revolucionário Institucional do México. Em sua vida, sempre demonstrou interesse e envolvimento no que se refere aos assuntos políticos de seu país. Exerceu atividade em cargos públicos da rede pública do Estado, atuou como secretário do Interior, da Secretaria de Administração, integrou o Legislativo LV na Assembléia Legislativa do Estado do México e trabalhou como deputado da LV Assembleia Legislativa Local. A influência na carreira política de Peña Nieto começou na família. Ele é descendente de Severiano Peña, que por quatro vezes foi prefeito da cidade mexicana de Acamby, localizada no Estado do México. Fora isso, seus pais e seus avôs também tiveram cargos políticos.

Peña Nieto casou-se pela primeira vez no ano de 1993. Sua esposa foi Mônica Pretelini e o casal teve três filhos. Porém, em 2007, Pretelini teve um ataque cardíaco e acabou falecendo. O motivo da morte de sua esposa foi investigado e se chegou à suspeita de que Peña Nieto poderia ter causado a morte de sua mulher intencionalmente. Certa vez, em uma entrevista para um canal de tevê do México, o político foi perguntado sobre as causas da morte de sua mulher e se esqueceu como a esposa tinha morrido. Isso levantou ainda mais suspeitas entre a mídia e as autoridades do país.

Antes dessa polêmica sobre a morte de sua esposa, Enrique Peña Nieto atuou, entre os anos de 2000 e 2002, como Secretário da Administração do Governo do Estado mexicano. Além disso, presidiu o Conselho de Previdência Social do Estado do México e municipais, a Administração Interna do Instituto de Saúde do Estado do México, trabalhou como vice-presidente do Conselho Diretivo Sistema para o Desenvolvimento Integral da Família do Estado mexicano, entre outros cargos públicos de relevância.

Na época em que foi candidato à presidência mexicana, Peña Nieto e seu partido estiveram envolvidos em diversos casos de corrupção e escândalo. Há rumores de que sua bancada esteja ligada aos cartéis de narcotráfico, além das suspeitas de que tenham comprado as agências de opinião pública para fraudarem pesquisas a seu favor. Como forma de protesto contra Peña Nieto, estudantes Mexicanos têm feito vídeos virais com fortes denúncias e xingamentos contra o político e espalhado na internet via redes sociais.

Fontes:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5871182-EI8140,00-Enrique+Pena+Nieto+vence+eleicoes+presidenciais+no+Mexico.html
http://www.enriquepenanieto.com/
http://www.guardian.co.uk/world/enrique-pena-nieto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enrique_Pe%C3%B1a_Nieto

Arquivado em: Biografias