Fernando Morais

Por Miriam Ilza Santana
Categorias: Biografias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Fernando Gomes de Morais nasceu em Minas Gerais no ano de 1946, vindo para São Paulo assim que completou 18 anos de idade.

Inicialmente trabalhou como Office-boy na redação de uma revista pertencente a um Banco em Belo Horizonte, até que a sorte bateu em sua porta, em decorrência da ausência do único jornalista que a revista possuía pediram-lhe se poderia cobri-lo em uma coletiva.

Para Fernando era sua grande chance, aceitou e realizou seu sonho de se tornar jornalista. Fernando Morais nuca mais se esqueceu de que um dia dormiu Office-boy e acordou jornalista, ironia do destino.

Trabalhou em vários órgãos de imprensa de renome, tais como Jornal da Tarde, Revista Veja, TV Cultura e algum tempo para o portal IG, sem falar em muitas outras edições da imprensa brasileira.

Foi agraciado por três vezes com o Prêmio Esso , por quatro vezes recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo; Nos anos 70 Fernando resolveu largar o dia a dia da redação para trabalhar como free lancer e se dedicar aos livros que publicou ao longo do tempo.

Estreou na política como Deputado, cargo que exerceu por oito anos, tornou-se Secretário de Cultura do estado de São Paulo de 1988 à 1991 e de Educação de 1991 à 1993, durante as gestões de Orestes Quércia e Luiz Antônio Fleury Filho.

Lançou livros de grande sucesso nos quais abordou o perfil de personalidades importantes para a nossa história, como “Olga” (Olga Benário) e “Chato” (Assis Chateaubriand) tido como o Rei do Brasil.

É considerado um dos escritores brasileiros que mais comercializa livros no Brasil e em mais 19 países, já tendo atingido a marca de mais de 2.000.000 (dois milhões) de exemplares.

Em sua coletânea intitulada “Cem Quilos de Ouro”, Morais examina e comenta uma série de doze reportagens assinadas por ele durante as décadas de 70 e 90; Através destas reportagens ele demonstra de maneira clara e objetiva como se realizar o bom jornalismo sem apelar para o charlatanismo.

Chegou a disputar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, porém perdeu para o ex-vice-presidente Antonio Marco Maciel.

A Ilha tornou-se seu primeiro marco editorial; Pesquisador devotado e habilíssimo na abordagem de suas obras lançou biografias e reportagens que cativaram cada vez mais os seus leitores.

No ano de 2005, um juiz goiano resolveu acatar o pedido feito pelo deputado Ronaldo Caiado para que fossem confiscadas as edições de sua obra denominada “Na toca dos leões”.

O livro conta o caminho percorrido pela empresa de publicidade W/Brasil para chegar aonde chegou. Ele cita de relance uma fala de Caiado – então candidato a Presidente da República – considerada por Fernando muito grave: “caso ganhasse as eleições mandaria submeter a processo de esterilização todas as mulheres nordestinas”.

Caiado negou as acusações e conseguiu a confiscação judicial da obra e uma determinação do juiz que não se comentasse nada a respeito do ocorrido, caso contrário Fernando seria obrigado a pagar uma sanção de cinco mil reais a cada vez que o assunto viesse à tona.

No ano de 2006, Fernando Morais se dedica a escrever a biografia do escritor Paulo Coelho e mais dois trabalhos controversos: a biografia de Antônio Carlos Magalhães e uma obra na qual o ex-ministro José Dirceu relata tudo que aconteceu durante sua estada no Governo Lula.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!