Garry Kasparov

Considerado o melhor enxadrista do mundo, Garry Kasparov nasceu na República Socialista Soviética do Azerbaijão no dia 13 de abril de 1963. Além de ter sido um grande mestre e ter ganhado os principais campeonatos de xadrez ao redor do mundo, Kasparov também atuou como escritor e ativista político. Seu talento apareceu logo cedo, pois foi o jogador que com menos idade a sagrar-se campeão mundial no ano de 1985, época em que tinha apenas 22 anos. O enxadrista conseguiu manter este título em seu nome até 1993, quando teve desentendimentos com o FIDE (World Chess Federation), o que fez com que criasse a Professional Chess Association, rivalizando a antiga federação.

Garry Kasparov (2007). Foto: kojoku / Shutterstock.com

O estilo de Garry Kasparov ficou conhecido mundialmente pela criatividade e sagacidade de suas jogadas. Sua habilidade estava na facilidade de calcular rapidamente e encontrar diversas novidades de aberturas. Na verdade, seu sucesso era resultado de muito estudo e de uma grande preparação. Uma de suas jogadas mais supreendentes era quando escolhia aberturas como o Gambito Escocês ou o Gambito de Evans. Em geral, Kasparov começava com 1. d4 e se defendia contra 1. e4 com Siciliana de dois lados.

Além de suas jogadas magistrais, o enxadrista é conhecido no mundo todo por um fato polêmico. No ano de 1997, recebeu um convite para uma partida contra o computador Deep Blue. Após muitas horas de um jogo tenso, ele se tornava o primeiro campeão mundial de xadrez a perder uma partida para uma máquina. Fora esta derrota, outros de seus momentos representativos são os títulos de número 1 do mundo, posição que ocupou de 1986 até 2005, a mais alta classificação de todos os tempos (2.851) e ter recebido por mais de dez vezes o Chess Oscars.

O enxadrista ainda fez parte do Comitê Central de Komsomol e do Partido Comunista da União Soviética entre os anos de 1984 e 1990. Foi vencedor do Campeonato Mundial de Xadrez até o ano 2000, quando foi derrotado pelo enxadrista Vladimir Kramnik. No dia 10 de março de 2005 ele anunciou sua aposentadoria do xadrez profissional e começou a centrar seus esforços escrevendo. Continuou suas atividades políticas criando o United Civil Front e entrando para o movimento The Other Russia, um grupo de oposição à Vladimir Putin. Em 2007, Kasparov acabou sendo preso após participar de um protesto contra o Kremlin. Neste mesmo ano, ficaria atrás das grades outra vez por participar de outro protesto contra Vladimir Putin.

Fontes:
http://www.webbusca.com.br/xadrez/kasparov.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Garry_Kasparov

Arquivado em: Biografias