Henry Ford

Por Daniel Santos de Castro
Categorias: Biografias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

De diversas maneiras Henry Ford foi um homem simples. Ele gostava de acampar com seus amigos. Gostava de dançar “country”, patinar no gelo e cuidar do jardim.

Filho de pai Irlandês, nasceu em Springwells, Michigan, em 30 de julho de 1863. Uma cidade pequena, camponesa e por toda vida manteve essa conexão com a vida do campo.

Apresentou sempre habilidade para mecânica e na juventude Ford mantinha uma atividade interessante, arrumava relógios para os amigos e fazendeiros da redondeza, além de outros utensílios mecânicos. Muitas vezes o fazia por pura curiosidade. Trabalhou em diversas empresas na área mecânica.

De volta ao campo em 1986, casou-se com jane Bryant em 1888 e tiveram um filho em 1893. Mesmo com a vida no campo seguia sua intuição inventiva, buscando por exemplo inovar na construção de um trator à vapor que fosse simples e econômico. Falhou em seu projeto, não conseguiu ajustar o peso do motor de cilindros com as necessidades físicas do trator.

Mudou-se novamente para a cidade e conseguiu um emprego na empresa de Edison Illuminating Company onde tornou-se engenheiro chefe. Por lá trabalhou por seis anos.

Muito impressionado com o mercado automobilístico que começava a despontar naquela época, Ford trabalhou por 7 anos em um modelo de carro, o qual parecia uma carruagem sem cavalos, obteve sucesso.

Vendeu seu primeiro modelo por 200 dólares, investiu na construção de um carro ainda mais leve e poderoso. Logo nas primeiras experiências, Ford deixou a empresa de Edison e com o apoio desse e mais alguns sócios montou sua primeira companhia de automóveis.

Divergências o fizeram sair da companhia, logo executou o projeto de um carro de corrida em outra companhia, sem sucesso. Numa nova tentativa Ford montou um carro de corrida, com o qual quebrou-se vários recordes. Dessa forma Henry ganhou fama e confiança suficiente para conseguir aliados e trunfos suficientes para seguir seu ideal de carro montando uma nova Companhia em 1903.

Vendeu 5000 veículos entre 1904-1905.

Essa crescente o levou a desenvolver seu modelo mais famoso, o model T. Esse ficou conhecido como Carro Ford. Na sequência Ford optimizou a produção, ganhando a possibilidade de produzir quantidades antes impensáveis. Esse conjunto de processos e ideias ficou conhecido como Fordismo.

Filiais de sua Companhia foram inauguradas no Canadá e Inglaterra.

O processo de montagem seguiu evoluindo enquanto os custos diminuíam drasticamente. De 1909 a 1925 focou-se em agilizar o processo de montagem, diminuir intermediários, reaproveitar qualquer sobra de material. A essa altura, a cada 15 segundos um carro saía da linha de montagem.

Em 1927, modificava seu famoso Model T e dessa forma reinvestiu em todo o processo industrial.

Além de carros, Ford produzia tratores e teve contribuições inquestionáveis na mecanização do campo.

Ford construiu um hospital com maquinário singular e também obteve um jornal semanal. Além de desenvolver motoros aeronáuticos.

Em 1918 correu para um assento no senado dos EUA a pedido do presidente Woodrow Wilson.  Perdeu em uma diferença de 4.500 votos, sem gastar nem um centavo na campanha, porém nunca voltou a se envolver com política.

Começou com uma ideia simples, que a maioria não acredita, porém ele fez acontecer com perseverança e dedicação. Ford dispunha de uma habilidade natural para conectar máquinas e fazê-las funcionar juntas.

Henry Ford foi um grande inventor. Chegou a registrar 161 patentes nos Estados Unidos. Morreu em casa com 83 anos em abril de 1947.

"Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”.
Henry Ford

Bibliografia:
Dez curiosidades sobre Henry Ford: https://www.youtube.com/watch?v=gNK240cSUe8
Henry Ford’s Mirror of America: https://www.youtube.com/watch?v=J_L5FBZ2mA4
Josué Montello. Grandes Vocações - Empreendedores"; "Henry Ford"

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!