João de Deus Sepúlveda

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

João de Deus Sepúlveda é o pintor pernambucano mais importante do Brasil no século XVIII.

Proveniente de uma família de artistas, João de Deus Sepúlveda nasceu no século XVIII. Não se sabe exatamente a data de seu nascimento, mas acredita-se que tenha ocorrido ainda no primeiro terço do século. Na verdade, toda sua vida ainda é marcada por incógnitas, são muitas as informações ainda não confirmadas e que são tratadas como possibilidades. Além de se tornar pintor e músico, parece que João de Deus Sepúlveda também seguiu a carreira militar, isso porque em alguns documentos é referenciado como Tenente João de Deus Sepúlveda.

É fato que João de Deus Sepúlveda foi um grande artista do Brasil colonial e que suas obras estavam presentes em importantes instituições da época. A obra mais antiga do pintor é uma série de pinturas sobre a vida de Santa Tereza, fruto de um contrato estabelecido com a irmandade Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo, entre 1760 e 1761. O trabalho lhe rendeu reconhecimento e, em 1764, João de Deus Sepúlveda firmou um contrato com a Mesa da Irmandade de São Pedro para ser o autor da pintura que cobriria o enorme forro da Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Recife.

A atividade de pintor desenvolvida por João de Deus Sepúlveda foi muito intensa no Recife do século XVIII. O próprio governador de Pernambuco, José César de Menezes, encomendou, em 1781, a pintura no forro da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares para representar a Batalha dos Guararapes. Sem dúvida, esta se tornou uma das mais importantes obras do pintor pernambucano, com reconhecido destaque em todo o Brasil. A pintura era dotada de grande vivacidade, deixando clara a grande qualidade do artista.

Também não é conhecida a data de falecimento de João de Deus Sepúlveda, a única confirmação é que o pintor permaneceu ativo durante a segunda metade do século XVIII e nos anos iniciais do século XIX.

Fontes:
http://www.joaquimcardozo.com/paginas/joaquim/poemas/literatura/pintura.pdf

Arquivado em: Biografias, Pintura