Joaquim Manuel de Macedo

Por Carlos Eduardo Varella Pinheiro Motta

Doutorado em Letras - Literatura e Língua Portuguesa (PUC-Rio, 2013)
Mestrado em Linguística, Letras e Artes (PUC-Rio, 2008)
Graduação em Jornalismo (PUC-Rio, 2001)

Categorias: Biografias, Escritores
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Joaquim Manuel de Macedo nasceu em 24 de junho de 1820 em São João de Itaboraí, Província do Rio de Janeiro, filho de Severino de Macedo Carvalho e Benigna Catarina da Conceição. Apesar dos escassos registros sobre sua infância e adolescência, sabe-se que ingressou cedo na carreira jornalística que exerceu por toda sua vida, colaborando em semanários como O Itaboraense e O Popular. Posteriormente, veio a formar-se em Medicina, profissão que nunca exerceu.

Sua grande popularidade rendeu-lhe uma amizade com o imperador D. Pedro II, do qual tornou-se colaborador, atuando no desenvolvimento artístico e literário que marcou as três primeiras décadas de seu reinado. Essa amizade também rende a Macedo uma nomeação ao cargo de professor de História do Brasil e Corografia no Colégio Pedro II. Algum tempo depois, torna-se sócio-fundador, secretário e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Joaquim Manuel de Macedo.

Ingressando na política, filiado ao Partido Liberal, é reeleito várias vezes como deputado na Assembleia Provincial do Rio de Janeiro, além de ocupar por dois mandatos (1864-68 / 1878-81) o cargo de deputado geral. Seu interesse pela vida política do país também se manifesta no Jornalismo, por meio de artigos de opinião redigidos para a A Nação, jornal do Partido Liberal.

Entre suas obras, a mais famosa é o romance A Moreninha, publicado em 1844, quando Macedo ainda era estudante. O livro, escrito durante as férias acadêmicas do autor, narra a história da paixão entre os jovens protagonistas Augusto e Carolina (a Moreninha), ocorrida durante um feriado em Paquetá.

O estrondoso sucesso de público de A Moreninha abre as portas da carreira literária para o jovem autor, que, no ano seguinte, lança O Moço Loiro, seu segundo romance, com o qual também viria a obter considerável êxito.

Até o fim de sua vida, publica mais nove romances: Os Dois Amores (1848); Rosa (1849); Vicentina (1853); O Forasteiro (1855); Os Romances da Semana (1861); Rio do Quarto (1869); A Luneta Mágica (1869); As Vítimas-Algozes (1869); As Mulheres de Mantilha (1870-1871).

Em 1849, com a colaboração de Gonçalves Dias, funda a revista Guanabara. Nela, veio a publicar boa parte de seu poema A Nebulosa, sua mais bem-sucedida incursão no gênero.

Além de prosa e verso, Macedo também se dedicou, com relevante sucesso, à dramaturgia. Entre suas peças mais célebres, destacam-se os dramas O Cego (1845), Cobé (1849) e Lusbela (1863), e as comédias O Fantasma Branco (1856), O Primo da Califórnia (1858) e Luxo e Vaidade (1860).

O autor escreveu ainda duas sátiras políticas, A Carteira do Meu Tio (1855) e Memórias do Sobrinho do Meu Tio (1867-1868), e obras didáticas, tais como: Lições de História do Brasil (1861), Noções de Corografia do Brasil (1873) e Efemérides Históricas do Brasil (1878).

Nos últimos anos de sua vida, luta contra uma degeneração mental, vindo a falecer em 1882, pouco antes de completar 62 anos. Apesar de ter sido um dos escritores mais lidos do período, termina seus dias em pobreza e praticamente esquecido.

Joaquim Manuel de Macedo é o patrono da cadeira n° 20 da Academia Brasileira de Letras.

Referências:

BOSI, A. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2001.

COUTINHO, A. A Literatura no Brasil, Volume II. Rio de Janeiro: Sul Americana, 1969.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!