Papa Clemente IX

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Clemente IX foi o 238º papa da história da Igreja Católica.

Nascido em Pistoia, na Itália, no dia 28 de janeiro de 1600, Giulio Rospigliosi era proveniente de uma família nobre e rica. Iniciou seus estudos na cidade natal e depois mudou-se para Roma, onde foi estudar no Colégio Romano. Ao terminar esta fase de estudos, transferiu-se para a Universidade de Pisa, onde doutorou-se em teologia e filosofia. Voltou, então, a Roma para prestar serviços junto ao cardeal Antonio Barberini e para o próprio prefeito de Roma, Taddeo Barberini. Foi através deles que Giulio conheceu os segredos da corte e os problemas da política europeia.

A partir dos trabalhos exercidos em Roma, Giulio Rospigliosi passou a ocupar cargos da administração religiosa. Foi secretário da Sacra Congregação dos Ritos, cânone da Basílica de Santa Maria Maggiore, núncio na Espanha, onde exerceu suas atividades por quase dez anos. Voltou a Roma pensando em iniciar uma nova fase em sua vida através da veia artística. Mas a eleição para papa de Alexandre VII o tornou Secretário de Estado e, em seguida, foi ordenado cardeal.

O papa Alexandre VII faleceu em 1667, o que forçou a reunião de um conclave, no qual Giulio Rospigliosi foi eleito, no dia 20 de junho do mesmo ano, para ser o novo papa, adotando o nome de Clemente IX. Com a experiência que acumulou durante sua vida em cargos administrativos estatais e religiosos, Clemente IX conhecia bem a política europeia. Atuou em seu papado como um mediador durante a paz de Aachen e nas guerras de sucessão que ocorreram na França, na Espanha, na Inglaterra e nos Países Baixos.

O papa Clemente IX era uma pessoa culta e, ao mesmo tempo, generosa com os pobres. Ele chegava a convidar mendigos para sua mesa de refeição e o próprio papa os servia, recebendo-os sem discriminação. Seu perfil o fazia ser querido entre os populares, que reconheciam a generosidade do papa e sua preocupação com os menos afortunados. Clemente IX sabia lidar com os pobres e com os ricos simultaneamente. Tanto que ele foi o papa durante a Revolução Inglesa.

Retrato do Papa Clemente IX, por J. Wedgwood. Foto: Georgios Kollidas / Shutterstock.com

Mas o papado de Clemente IX foi muito curto. Ele adoeceu no mês de outubro de 1669 e veio a falecer no mês de dezembro do mesmo ano. Seu sucessor adotou o nome de Clemente X, em sua homenagem.

Fonte:
http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/PPClmn09.html

Arquivado em: Biografias