Richard Stallman

Fundador do movimento denominado Free Software (Software livre), Richard Stallman, mais conhecido pela abreviatura "rms" é um entusiasta e ativista do projeto GNU (sistema operacional do tipo Unix) e da FSF (Free Software Foundation - Fundação do Software Livre). Nasceu em Março de 1953 em Nova York, e teve seu primeiro acesso a um Desktop (PC) no Curso Médio (High School), onde desenvolveu seu primeiro programa na linguagem PL/I utilizando o computador IBM 360.

Se formou em Física pela Universidade Harvard, no ano de 1974, onde era programador em um dos laboratórios e dois anos mais tarde em 1976, um dos seus mais expressivos trabalhos se deu com o desenvolvimento do editor de textos Emacs, largamente utilizado por programadores e demais usuários. Atualmente o software já está na versão 23.3. Richard aderiu as causas do ativismo político e desde meados dos anos 1990, luta contra a atividade das patentes dos softwares e as questões de Direitos Autorais (Copyright).

Sempre antenado ao movimento Hacker, em 1980 Richard focou seus esforços no desenvolvimento do Software Portável, o qual poderia funcionar em qualquer computador. No mesmo ano, um dos seus amigos Richard Greenblatt, fundou a empresa Lisp Machines Incorporated, a qual dividiu os hackers, culminando na fundação do Symbolics e a posterior renúncia do seu fundador. Richard e seus programadores, aprimoraram o desenvolvimento do software, com o intuito de bloquear o interesse do laboratório. Se negou a assinar qualquer tipo de acordo de não-divulgação e compartilhamento de seus código fonte ou demais informações específicas.

Sua postura sempre foi de compartilhar todo seu trabalho e descobertas na área de desenvolvimento de software, e considerava essa premissa como "espírito clássico da colaboração científica". Richard tinha o discurso de que todos os usuários devem compartilhar seu conhecimento com os demais, pois desta maneira todos poderiam auxiliar no estudo da melhoria dos códigos e promoverem mudanças. Para ele, aqueles que proibiram este tipo de ação eram chamados de "antissociais". O conceito de software livre é a filosofia base de Richard, cuja alteração e distribuição do mesmo é muito importante para melhoria contínua dos projetos.

No ano de 1984, Richard terminou seu projeto no MIT e se dedicou totalmente ao projeto GNU, nunca obteve o título de Ph.D., porém recebeu inúmeras homenagens de honra de diversas Universidades renomadas do mundo todo, obtendo inclusive seis títulos honoríficos de Doutor Honoris Causa.

Atualmente, com 59 anos, Richard Matthew Stallman mantém sua filosofia de vida que é viver com pouco dinheiro, o que para ele significa que o dinheiro não dita o que ele deve realizar ou seguir, mas sim, suas ideias e ideais.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emacs
http://pt.wikipedia.org/wiki/Richard_Matthew_Stallman

Arquivado em: Biografias