Tom Jobim

Ouça este artigo:

Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927 – 1994), mais comumente chamado de Tom Jobim, foi um cantor e compositor brasileiro. É conhecido como um dos criadores da bossa nova, sendo considerado o maior expoente da música popular brasileira.

Nascido na cidade de Rio de Janeiro, foi criado no bairro de Ipanema. Antes de seguir carreira artística, Tom chegou a fazer um ano do curso de arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro, o curso da área mais antigo no Brasil. Desistiu da faculdade para seguir com a música, tocando piano em bares de Copacabana no início dos anos 1950.

Suas composições românticas e melódicas possuem forte relação com uma tristeza contida que possuía por conta da ausência do pai, falecido quando Tom tinha apenas 8 anos de idade. Sua música teve influência dos compositores clássicos franceses Debussy e Ravel.

Trabalhou na gravadora Continental e, posteriormente, na Odeon, realizando o ofício de arranjador. Nessa época compôs suas primeiras canções em parceria com outros artistas, e Incerteza, sua primeira música, foi gravada. Também compôs alguns sambas, sendo Tereza da Praia o seu primeiro sucesso.

Estátua de Tom Jobim, em Ipanema, Rio de Janeiro. Foto: Aleksandar Todorovic / Shutterstock.com

Em 1959, o lançamento do vinil Chega de Saudade, com voz de João Gilberto e arranjos de Tom Jobim, marcava a consolidação da bossa nova como estilo musical e influenciava toda a cena da música popular brasileira.

Nos anos seguintes, produziu diversas canções que se tornariam clássicas, dentre elas Garota de Itapema, criada em parceria com Vinicius de Morais em 1963, sendo esta uma das canções brasileiras mais populares no exterior. Com seu sucesso fora do Brasil, chegou a ter sua própria editora nos Estados Unidos. Em 1964, ganhou o Grammy de Música do Ano com a Garota de Ipanema, superando naquele ano The Beatles, Rolling Stones e Elvis Presley. Em 1967 gravou com Frank Sinatra, considerado um mito norte-americano e a voz do século XX.

Lançou Antônio Brasileiro, seu último álbum, em 1994. Viria a morrer naquele mesmo ano, no dia 8 de dezembro em Nova Iorque, vítima de uma parada cardíaca. Tom Jobim teve quatro filhos, frutos de dois casamentos. Com a primeira esposa, Thereza de Otero Hermanny, com quem se casou em 1949, teve dois filhos, Paulo e Elizabeth. Em 1986 casou-se com a fotógrafa Ana Beatriz Lontra, tendo seus dois outros filhos, João Francisco e Maria Luiza.

Arquivado em: Biografias