Volodymyr Zelensky

Licenciatura em História (IFG, 2022)

Ouça este artigo:

Volodymyr Zelensky é um roteirista e ator ucraniano, que se tornou o sexto presidente da Ucrânia em 2019. Zelensky notabilizou-se primeiramente por conta de seus discursos contra a corrupção feitos através de séries humorísticas na televisão, mas principalmente por seu protagonismo na liderança de seu país, em face a agressão e invasão militar russa iniciada em 2022.

Zelensky nasceu em 25 de janeiro de 1978, em Kryvyi Rih, na Ucrânia, um país do Leste europeu vizinho a Rússia, e que já fora no passado parte da União Soviética.

Graduou-se em Direito na Universidade Nacional de Economia de Kyiv (Kiev, capital da Ucrânia), mas apesar da sua formação, não chegou a atuar na área, fazendo a sua carreira na área da mídia e da televisão.

De 1997 a 2003, ajudou a fundar a empresa Studio Kvartal – 95, e dentro desta, de acordo com informações de seu site pessoal, esteve envolvido na produção de programas de entretenimento televisivo, se envolvendo em diversos trabalhos dentro dela, como roteirista, ator e produtor de uma equipe do concurso midiático de comédia stand-up.

Entre 2003 e 2011, trabalhou como produtor executivo na KVARTAL 95, mas, a partir de 2011, esteve na posição de diretor executivo da PJSC Inter TV Station, que é o maior canal da Ucrânia, cobrindo 99,7% de todo o território ucraniano - trabalho que prosseguiu até 2012.

A partir de 2013, voltou a ser produtor executivo da KVARTAL 95, onde ficou até o ano de 2019.

De acordo com seu site, Volodymyr Zelensky foi o fundador da ONG: A Liga do Riso, produtor de dez longas metragens, ganhador trinta vezes de prêmios do Prêmio Nacional de Televisão da Ucrânia além de outros prêmios internacionais dados em festivais ligados à mídia e cinema.

Em 21 de abril de 2019, filiado ao partido “Servo do Povo”, Zelensky foi eleito presidente da Ucrânia e empossado no dia 20 de maio do mesmo ano. Zelensky se tornou o sexto presidente do país, após a dissolução da União Soviética em 1991.

Zelensky ganhou as eleições através do discurso anticorrupção feito em seus programas humorísticos, em especial na série “Servo do Povo” que chegou a ser transmitida pela Netflix. Defendeu também uma reaproximação do país ao Ocidente e afirmou-se contrário aos conflitos com a Rússia.

No início de 2022, a Rússia iniciou uma invasão militar à Ucrânia, sob pretexto de defender duas regiões separatistas do país: Donetsk e Luhansk. O presidente da Rússia, Vladimir Putin chegou a afirmar que ambas regiões, além de serem separatistas, seriam também lares de minorias étnicas russas, que estariam sendo vítimas de um genocídio provocado por neonazistas ucranianos.

A guerra, no entanto, prevista por muitos como provavelmente curta, tomou proporções maiores, revelando mais ambições russas além das supracitadas, como a dominação da Ucrânia por completo. O conflito provocou uma enorme crise migratória para os países vizinhos da Ucrânia, como Eslováquia, Hungria, Romênia, Moldávia, Polônia, Belarus e a própria Rússia.

Foi nesse contexto que Zelensky chamou a atenção do mundo, ao demonstrar diante das câmeras a sua liderança, ao se negar a abandonar o país durante a guerra, permanecendo na Ucrânia. Mobilizando as redes sociais e seus contatos com lideranças mundiais, o presidente pediu a ajuda internacional e a imposição de sanções contra a Rússia, a fim de pressiona-la para encerrar o conflito.

Um dos resultados do apelo, foi também o recebimento de armamentos de defesa por parte dos Estados Unidos principalmente, mas também de outros países do Ocidente.

Em novembro de 2022, Zelensky postou em suas redes um vídeo comemorando uma vitória militar ucraniana na cidade de Kherson, na publicação ele colocou a legenda: “Kherson é nossa”. A cidade, contudo, voltou a ser bombardeada dezenas de vezes pelos russos perto do natal, após a retomada da cidade pelos ucranianos.

Em dezembro de 2022,  Zelensky enviou uma mensagem de natal a população ucraniana, se referindo com tristeza aos mortos no conflito, e tentando reanimar a população diante da situação.

Fontes:

Comediante lidera pesquisa eleitoral para presidente da Ucrânia. Folha de S. Paulo. 8/2/2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2019/02/comediante-lidera-pesquisas-eleitorais-para-presidente-da-ucrania.shtml ( Acessado dia: 29/12/2022).

Biografa de Volodomyr Zelensky. Gabinente Presidencial da Ucrânia. Disponível em: https://www.president.gov.ua/en/president/biografiya ( Acessado dia: 29/12/2022).

TORTELLA, Tiago. Entenda a Guerra da Ucrânia em 10 pontos. CNN BRASIL. 25/03/2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/entenda-a-guerra-da-ucrania-em-10-pontos/ (Acessado dia: 29/12/2022).

TORTELLA, Tiago. “Kherson é nossa”: Zelensky posta vídeo de comemorações na cidade. CNN BRASIL. 11/11/2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/kherson-e-nossa-zelensky-posta-video-de-comemoracoes-na-cidade/ (Acessado dia: 29/12/2022).

CNN BRASIL. Zelensky envia mensagem de Natal a ucranianos após ataques russos: “Tenham paciência e fé”. 29/12/2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/zelensky-envia-mensagem-de-natal-a-ucranianos-apos-ataques-russos-tenham-paciencia-e-fe/ ( Acessado dia: 29/12/2022).

MARUSIAK, Oleksandr. Calendário Paradoxo dos mandatos dos presidentes ucranianos: boa constituição, má matemática. 23/10/2020. Disponível em: https://ukrainian-studies.ca/2020/10/23/calendar-paradox-of-ukrainian-presidents-terms-in-office-good-constitution-bad-mathematics/ ( Acessado dia: 29/12/2022).

Sobre a PJSC Inter TV Station, o maior canal da Ucrânia, ver:

GORCHINSKAYA, Katya. Kroroshkovsdky vende canal Inter para Firtash. 1/2/2013. Disponível em: https://www.kyivpost.com/article/content/ukraine-politics/khoroshkovsky-sells-inter-channel-to-firtash-319674.html ( Acessado dia: 29/12/2022). fonte aborda o tema

Arquivado em: Biografias