Walter Shewart

Walter Andrew Shewart nasceu em 18 de março de 1891, no estado de Illinois, EUA, e foi o grande criador do Controle Estatístico de Qualidade: um método inovador, utilizado até hoje e que permite o alcance, manutenção e controle da qualidade de produtos/serviços.

Walter Shewart se formou pela Universidade de Illinois e se tornou Ph.D. pela Universidade da Califórnia, em Física, em 1917. Mas o trabalho de Shewart começou na Western Eletric, na qual trabalhou de 1918 a 1924 como engenheiro. Em seguida, Shewart vai para a Bell Telephone Laboratories, onde permanece de 1924 a 1956 e inicia seus trabalhos com análises estatísticas.

Walter Shewart, durante o período em que trabalhou na Bell, assume ainda, posições de destaque em importantes universidades norte-americanas como Harvard, Princeton e Rutgers, além de prestar consultoria para o departamento de guerra dos EUA, a ONU e o governo da Índia. Shewart alcançara tal prestígio devido à suas contribuições para o controle de qualidade e para a estatística que foi nomeado membro honorário da Royal Statistical Society da Inglaterra e da Statistical Association de Calcutá (Índia) e de muitas outras associações por todo mundo.

Em 1931 Shewart publica o livro “Economic Control of Quality of Manufactured Product” onde expõe os princípios básicos do controle da qualidade que seriam aprofundados mais tarde em seu outro livro “Statistical Method from the Viewpoint of Quality Control” de 1939.

O Controle Estatístico de Qualidade desenvolvido por Shewart recebeu contribuições de outros estatísticos como Jennet, Grant e Dudding nas décadas de 40 e 50. Seu trabalho influenciou ainda, importantes nomes do gerenciamento de qualidade, como W. E. Deming, tendo, por isso, um papel importante no desenvolvimento das indústrias no século XX.

Arquivado em: Biografias, Qualidade