Classe Basidiomycetes (Basidiomicetos)

Neste filo estão os cogumelos comestíveis e os venenosos, os orelhas-de-pau e as ferrugens. O micélio deste fungo está dentro do substrato e o que vemos é o corpo de frutificação (basidiocarpo) e que chamamos de cogumelo.

Amanita muscaria, um basidiomiceto. Foto: Hans Engbers / Shutterstock.com

Amanita muscaria, um basidiomiceto. Foto: Hans Engbers / Shutterstock.com

Após a reprodução sexuada, este grupo forma quatro esporos chamados basidiósporos, sobre o basídio.

Morfologia

O micélio dos basidiomicetos é composto de muitas hifas ramificadas e delgadas, que se encontram no substrato e podem ser sapróbias ou parasitas de plantas e animais.

As hifas são uninucleadas e septadas, podendo haver uma fase dicariótica. Com exceção do grupo das ferrugens, os basidiomicetos possuem estruturas que impedem a troca de núcleos entre as células. A parece celular é composta de quitina.

Reprodução

A reprodução assexuada ocorre por fragmentação do micélio e produção de esporos.

Fistulina hepatica. Foto: SGM / Shutterstock.com

Fistulina hepatica. Foto: SGM / Shutterstock.com

A reprodução sexuada pode acontecer através da copulação de duas hifas compatíveis, ou então entre um esporo e uma hifa. Esta fusão leva à formação de uma célula binucleada ou dicariótica, que por fibulação, um tipo de divisão celular, dá origem a outras células dicarióticas. A fase dicariótica cresce e fica independente da forma unicariótica. Ocorre então a cariogamia e logo após, a meiose, formando quatro núcleos haplóides, que formarão quatro basidiósporos na extremidade de pequenos pedúnculos. Os basidiósporos são lançados no ambiente para serem disseminados por animais ou pelo vento.

O ciclo de vida começa quando o basidiósporo germina, originando um micélio uninucleado e haplóide. Quando as hifas se fundem, forma-se uma célula dicariótica que dará origem ao micélio dicariótico, onde ocorrerá a diferenciação dos basídios e conseqüente formação do basidiocarpo, que produzirá novos basidiósporos.

Importância econômica

Os cogumelos são muito usados na indústria alimentícia. Porém existem espécies tóxicas. Muitas espécies provocam danos em plantas, como a ferrugem do café.

Arquivado em: Reino Fungi