Exercícios - Fotossíntese

Lista de exercícios relacionados à fotossíntese, retirados de vestibulares.
Ler artigo Fotossíntese.

Exercício 11: (FUVEST 2018)

Considere estas três reações químicas realizadas por seres vivos:

A mudança no estado de oxidação do elemento carbono em cada reação e o tipo de organismo em que a reação ocorre são:

 


Exercício 12: (UNICAMP 2016)

A concentração de CO2 na atmosfera em uma floresta varia ao longo de um dia e está intimamente associada com a fisiologia (fotossíntese e respiração) das espécies presentes. A concentração de CO2 na atmosfera também varia em função da disponibilidade de água no ambiente. Considerando o gráfico abaixo, é correto afirmar que:


Exercício 13: (PUC-SP 2018/1)

Supondo que o abastecimento das geobactérias pelas raízes das plantas seja proporcional à produtividade na fotossíntese, assinale a alternativa CORRETA.


Exercício 14: (PUC-SP 2017/2)

O botânico inglês F.F. Blackman notabilizou-se por seus estudos sobre fotossíntese vegetal. Ele mediu os efeitos de diferentes intensidades luminosas, concentrações de CO2 e temperaturas sobre a taxa de fotossíntese. Alguns dos resultados de seus experimentos podem ser visualizados no gráfico a seguir.

• Considerando o gráfico acima e os seus conhecimentos sobre esse processo biológico, pode-se concluir que, na fotossíntese:


Exercício 15: (PUC-SP 2016/1)

Uma determinada espécie do grupo das traqueófitas (plantas vasculares) tem grande área foliar, garantindo a absorção de energia luminosa para realizar com sucesso o processo de fotossíntese. Nesse processo, além da luz, há utilização de:


Exercício 16: (VUNESP 2018/1)

Os gráficos apresentam as taxas de respiração e de fotossíntese de uma planta em função da intensidade luminosa a que é submetida.

De acordo com os gráficos e os fenômenos que representam:


Exercício 17: (UFPR 2018 - C. Gerais)

Considerando a fotossíntese e a respiração celular aeróbica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Quando a taxa de fotossíntese é maior que a taxa de respiração celular, há maior disponibilidade de carboidratos para a planta.
( ) Em plantas, a taxa de fotossíntese é sempre superior à taxa de respiração celular aeróbica.
( ) As taxas de fotossíntese e de respiração celular podem se equivaler, de modo que todo o gás carbônico produzido na respiração é utilizado na fotossíntese.
( ) A fotossíntese produz carboidratos, que são utilizados na respiração celular, e a respiração celular transforma os carboidratos em dióxido de carbono, que é utilizado na fotossíntese.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.


Exercício 18: (UFPR 2015 - C. Gerais)

Plantas da mesma espécie foram submetidas a três condições experimentais e a taxa de fotossíntese avaliada em função da intensidade luminosa.

Assinale a alternativa que associa corretamente cada condição à respectiva curva.


Exercício 19: (Unespar 2016)

Com base nos conhecimentos sobre fotossíntese, assinale a afirmativa correta.


Páginas: 1 [2]