Homossexualidade no reino animal

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A homossexualidade no reino animal faz referência a evidências de comportamentos homossexuais e bissexuais relatados no mundo animal, exceto na espécie humana. Estes comportamentos englobam namoro, afeição, parentalidade e até ato sexual entre animais do mesmo sexo.

Uma pesquisa realizada por Bruce Bagemihl, no ano de 1999, apontou o comportamento homossexual em aproximadamente 1.500 espécies de animais, indo desde mamíferos até vermes intestinais, sendo que em 500 delas este comportamento foi bem documentado.

Até o momento não se sabe ao certo o porquê deste comportamento, uma vez que ainda falta realizar muitos estudos na maior parte das espécies.

Em seu estudo, Bagemihl aponta que dentro do reino animal há uma diversidade sexual, incluindo homossexualismo, bissexualismo e sexo não-reprodutivo, muito além do que a sociedade acreditava e pretende aceitar.

Após estudos apontarem que o comportamento homossexual é quase universal no reino animal, foi observado que a maior parte das espécies não possui uma orientação sexual definida, se é que esse termo pode ser utilizado para os animais. Contudo, até o momento, se tem conhecimento de uma espécie nas quais já foram relatados casos de orientação sexual exclusiva, que é a ovelha domesticada (Ovis aries). Foi relatado que aproximadamente 10% dos machos se recusam terminantemente a acasalarem com fêmeas de sua espécie, mas se acasalam com outros animais do mesmo sexo que o seu.

A aplicação do termo homossexual em estudos animais tem gerado controvérsias, uma vez que ainda não se elucidou por completo a sexualidade animal e os seus fatores motivadores. Contudo, o termo homossexual ainda é o mais aceito para o reino animal, sendo os termos gays, lésbicas e outros pouco aceitos, já que os mesmos estão mais associados à homossexualidade humana.

Com relação aos animais selvagens, os pesquisadores não são capazes de estabelecer uma regra que seja capaz de mapear toda a vida do animal, sendo, portanto, realizada uma inferência de acordo com a frequência de observações individuais de comportamento. Sendo assim, na maioria dos casos, o mais correto seria utilizar o termo bissexual, ao invés de homossexual, pois se presume que este último comportamento seja, nada mais, do que parte do repertório comportamental sexual geral dos animais.

A observação do comportamento homossexual no reino animal tem auxiliado na aceitação do homossexualismo entre os humanos. Um caso que exemplifica isso foi a decisão tomada pela Suprema Corte dos Estados Unidos no julgamento Lawrence versus Texas, no qual foi citada a homossexualidade entre os animais, levando à queda de leis contra a sodomia em 14 estados desse país.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homossexualidade_no_reino_animal
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,homossexualidade-no-reino-animal,763657,0.htm

Arquivado em: Animais
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: