Toxicologia

Toxicologia é a área científica que dentro da biologia estuda os efeitos nocivos que os tóxicos causam sobre os organismos vivos, desde o inicio de sua produção até o final, pensando em danos ou benefícios á longo prazo. É uma ciência multidisciplinar.

O início dos estudos da toxicologia surgiu de forma inconsciente, e há milhares de anos, já que as plantas e os animais desde os primórdios já apresentavam substâncias tóxicas em suas estruturas. Registros confirmam que os estudiosos dos tóxicos surgiram no período antes de Cristo. É muito provável que antes de iniciarem os estudos, muitos acidentes aconteceram para que o interesse pelo conhecimento da causa existisse.

É importante para a sequência do trabalho entender o que são substâncias tóxicas: são aquelas que quando encontradas em proporções excessivas podem produzir efeitos nocivos, alterando uma função ou até levando à morte de um organismo vivo.

A absorção dos tóxicos pelos organismos vivos do meio externo para o meio interno dependem de alguns fatores ligados ao tóxico e a membrana celular, portanto o que pode causar efeito em uma pessoa não necessariamente causará em outra pessoa. Entre os fatores envolvidos estão: polaridade e hidrossolubilidade; pressão de vapor; e o tempo de resistência de uma substância no ambiente. São várias as vias pelas quais os tóxicos entram em contato com o corpo: destacam-se as vias orais, respiratórias, intramusculares, intravenosas e subcutâneas. Em cada uma dessas vias os tóxicos seguirão caminhos distintos, e a velocidade de absorção pode variar.

A toxicologia conta com duas vertentes muito importantes para sua compreensão, a Toxicocinética e a Toxicodinâmica.

• Toxicocinética – se caracteriza pela interação entre efeito do tóxico e ação do organismo sobre essas substâncias, é dividida em 4 etapas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção.
  • Toxicodinâmica – Estuda os mecanismos de ação tóxicos causados pelas substâncias químicas sobre o sistema biológico, do ponto de vista bioquímico e molecular.

Áreas da toxicologia

O estudo da toxicologia está ramificado em distintas áreas, quando percebeu-se tratar de uma ciência tão abrangente algumas áreas de pesquisa se tornaram exclusivas, são elas:

• Toxicologia Ambiental e Ecotoxicologia – Estuda os efeitos adversos causados por tóxicos liberados no ambiente.
  • Toxicologia Ocupacional – Estuda os efeitos dos tóxicos presentes nos ambientes de trabalho.
  • Toxicologia de Alimentos – Estudo dos efeitos adversos causados por substâncias presentes nos alimentos.
  • Toxicologia de Medicamentos e Cosméticos – Estuda os efeitos nocivos que medicamentos e cosméticos podem trazer ao organismo.
  • Toxicologia Social – Estuda os efeitos de drogas e fármacos sem uma indicação médica.

Produção de produtos químicos

A OECD divulgou em 2011, uma pesquisa que apontou a produção de 1 tonelada de produtos químicos em 1930, em 1999 eram 400 milhões de toneladas produzidas, e a previsão é que em 2020 sejam produzidos por volta de 740 milhões de toneladas desses produtos químicos. Números extremamente agressivos. Todas as alterações indevidas causadas pelos tóxicos aos organismos vivos são classificadas como intoxicação.

Curiosidades

Durante o período de Segunda Guerra Mundial, o pesticida DDT (dicloro-difenil-tricloroetano) foi usado para combater mosquitos vetores da malária e do tifo, porém o efeito tóxico do DDT foi além dos insetos. Foi descoberto que o DDT prejudicava o ciclo de reprodução de aves e anfíbios. Após o acontecido, a produção de tóxicos foi vista com outros olhos, os cientistas perceberam que os produtos químicos podiam ser tão perigosos para outras espécies (incluindo o homem), quanto para o real e principal motivo de sua fabricação.

Em termos de poluição industrial, a China é o país mais poluidor do planeta. São mais de 6 milhões de toneladas de gases emitidos por ano.

Todas as substâncias são tóxicas, o que varia o tamanho dos danos são as doses que serão administradas.

Referências bibliográficas:

http://estudio01.proj.ufsm.br/cadernos_seguranca/sexta_etapa/toxicologia.pdf - Toxicologia, Janis Elisa Ruppenthal, 2013 Santa Maria - RS

http://www.millenniumeditora.com.br/trechos/TOXICOLOGIA.pdf - Princípios e Áreas da Toxicologia, Marcos Passagli

Arquivado em: Biologia, Toxicologia