Ciclo das Pentoses

O ciclo das pentoses consiste numa série de reações químicas em sequência que possibilitam a produção de carboidratos a partir do dióxido de carbono (CO2), que se dá no estroma dos cloroplastos ou no citosol das bactérias fotossintetizantes. Esse conjunto de reações ocorre na fase escura da fotossíntese.

Por meio da reação de uma molécula de CO2 com uma molécula de 1,5-bifosfato de ribulose (cuja sigla em inglês é RuBP), ocorre a fixação do carbono. Tal reação é catalisada por uma enzima chamada rubisco e tem como produto duas moléculas de 3-fosfoglicerato, um carboidrato formado por três átomos de carbono. Também participam do ciclo o NADPH (coenzima aceptora de elétrons) e o ATP (nucleotídio responsável pelo armazenamento de energia) provenientes das fosforilações cíclica e acíclica.

O ciclo se inicia efetivamente com a reação de 6 moléculas de CO2 com 6 moléculas RuBP, dando origem a 2 moléculas 3-fosfato gliceraldeído (sigla em inglês PGAL) e tornando a produzir as mesmas 6 moléculas de RuBP. Nesse ciclo, os átomos de hidrogênio oriundos das moléculas de água (H2O) e estocados provisoriamente no NADPH, reagem com moléculas de CO2 produzindo moléculas de carboidratos. A ocorrência dessas reações depende da energia fornecida pelo ATP.

As moléculas de 3-fosfato gliceraldeído produzidas no ciclo das pentoses podem ser aplicadas de duas formas: a maior parte delas migra do cloroplasto para o citosol, onde são convertidas em sacarose; aquelas que continuam no cloroplasto são transformados em amido e durante 1 dia, aproximadamente, são armazenados no estroma. No período da noite, o amido é convertido em sacarose e é transportado pelo floema (seiva elaborada) para todas as regiões da planta. Isso varia conforme o organismo e as necessidades imediatas do vegetal.

O ciclo das pentoses também recebe o nome de ciclo de Calvin-Benson, em homenagem aos cientistas estadunidenses Melvin Calvin e Andy Benson, que foram os primeiros a explicar as principais reações do ciclo.

Referências:
http://www.simbiotica.org/fotossintese.htm
http://pt.scribd.com/doc/80313743/36/MODULO-15-CICLO-DAS-PENTOSES

Arquivado em: Bioquímica