Fósforo no Organismo Humano

Por André Luis Silva da Silva

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Categorias: Bioquímica
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Seu nome deriva do grego phosphoros, “portador de luz!”, é um elemento químico representativo de símbolo P; um não-metal, sólido em condições ambientes, situado no 3° período da família 15 (5A) da tabela periódica. Apresenta número atômico 15 e massa atômica de 30,974. É empregado industrialmente na fabricação de fogos de artifício, fósforos de segurança, na agricultura como adubo químico, e ainda em artigos de limpeza, cremes dentais, artigos bélicos e cerâmicas.

O fósforo é o segundo não-metal mais abundante no organismo humano, sendo que 80% deste está na forma de cristais de fosfato de cálcio (Ca2(PO4)2) e fosfato de magnésio (Mg2(PO4)2)  nos ossos e nos dentes.  Além desses sais, o restante do fósforo é metabolicamente ativo e distribuído pelos líquidos corporais. Pode aparecer  sob três formas: inorgânica (H2PO4-, HPO42-, 10%), ligados a proteínas (10%) e complexados com o cálcio e o magnésio (80%). No intestino delgado o fósforo é absorvido na forma de fósforo inorgânico.

O fósforo é um dos elementos de maior diversidade de funções no organismo humano. Além de sua elevada importância na função e de se combinar com o cálcio para propiciar a rigidez aos ossos e dentes, é um componente essencial do ATP (trifosfato de adenosina) e do CP (fosfato de creatina), componentes esses que fornecem energia ao trabalho biológico. O fósforo também se une aos lipídios para formar fosfolipídios, elementos essenciais das membranas celulares.

Além do que foi citado, o fósforo também cumpre um papel fundamental na estrutura do DNA e do RNA. O nucleotídeo da molécula do DNA consiste em um grupo de fosfato, uma base nitrogenada e uma molécula de glicídio com cinco átomos de carbono. O fósforo está também envolvido na eliminação dos produtos ácidos finais, provenientes do metabolismo energético; nos rins, os íons de hidrogênio são segregados com auxílio do fósforo, auxiliando, assim, o fundamental controle do pH. O fósforo também é visto no metabolismo energético de proteínas, lipídios e carboidratos, assim como no controle das funções nervosas e musculares.

O fósforo é excretado por via renal através da urina, sendo este processo regulado pelos hormônios da paratireóide, pelas concentrações plasmáticas e também pelo uso de diuréticos. A deficiência em fósforo no organismo pode causar a redução nos níveis de ATP, além de anormalidades musculares, esqueléticas, hematológicas e renais. Entretanto, como esse elemento é amplamente distribuído nos alimentos de fácil obtenção, raramente verifica-se a sua deficiência no organismo humano. Entre alguns alimentos que contém o fósforo, pode-se citar mingaus de farelo e de granola, alimentos feitos com fermento em pó e farinha de trigo integral, assim como queijos, amêndoa, fígado, leite integral e leite em pó, e peixe.

Referências:
FELTRE, Ricardo; Fundamentos da Química, vol. Único, Ed. Moderna, São Paulo/SP – 1990.
KATCH, Frank; McARDLE, William, Nutrição, Exercício e Saúde, Ed. Médica e Científica Ltda, Rio de Janeiro,RJ – 1996.
Organização Mundial de Saúde, Genebra, Elementos Traço na nutrição e saúde humanas, Ed. Roca Ltda, São Paulo,SP – 1998.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!