Bichon Bolonhês

O Bichon Bolonhês trata-se de uma raça de cães, de pequeno porte, do tipo bichon, originário da Itália, cujo nome faz menção à cidade de Bolonha.

Acredita-se que esta raça descende do Maltês. Contudo, por serem escassos os relatos sobre a origem da raça, não se pode afirmar com certeza de qual raça o Bichon Bolonhês descende.

Bichon Bolonhês. Foto: SasaStock / Shutterstock.com

Descrição

São cães de pequeno porte, pesando entre 2,5 a 4 kg, com os machos ficando entre 27 a 30 cm de altura na cernelha e as fêmeas entre 25 a 28 cm. Possuem tronco compacto e conciso. A cabeça é mais curta em relação ao tronco, com cana nasal reta, olhos inseridos na região frontal, bem abertos, de tamanho superior ao normal. As pálpebras são pigmentadas, apresentando contorno arredondado, sem que os olhos sejam proeminentes. As orelhas longas e pendentes são inseridas no alto do crânio. A coloração da íris é ocre escuro. A cauda se insere sobre a linha da garupa, e dispõem-se recurvada sobre o dorso.

A pelagem é longa, geralmente rebelde e não assentada, em forma de tufos e nunca em forma de franja. A coloração é branca, sem qualquer outra tonalidade.

Temperamento

São perfeitos animais para companhia. Inteligentes, amigáveis e obedientes, são, portanto, de fácil treinamento. Contudo, caso não seja socializado desde cedo, podem se tornar animais tímidos.

São animais que adoram a companhia de pessoas, mas que podem ser bem reservados com estranhos.

Cuidados

Esta raça é ideal para viver em apartamentos, demandando pouco exercício físico.  Devem ser escovados diariamente para evitar a formação de nós nos pelos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bichon_bolonh%C3%AAs
http://www.saudeanimal.com.br/bolonhes_dog.htm

Arquivado em: Cães