Borzoi

Borzoi é uma raça de cães de origem russa, sendo produto do cruzamento entre hounds árabes importados para a Rússia com cães locais. Originalmente, esta raça recebeu o nome de “Russkaya Psovaya Borzaya” (russkaya = russo; psovoi = pelo longo; borzaya = cão rápido ou galgo).

Os cães desta raça agradavam a nobreza, sendo adotados por ela e, nos tempos dos Czares, todas as famílias nobres possuíam um canil com exemplares da raça.

Uma vez que estavam associados à realeza, durante a revolução de 1917, muitos exemplares foram mortos. Alguns nobres chegaram a sacrificar os próprios cães para que os revolucionários não os torturassem.

Borzoi. Foto: volofin / Shutterstock.com

Descrição

Possuem uma aparência orgulhosa e aristocrática. Além de belos e elegantes, são animais pacíficos, fiéis e obedientes.

São animais de grande porte, com as fêmeas medindo de 68 a 78 cm de altura na cernelha e os machos de 75 a 85 cm. Apresentam proporção quadrada, sendo a altura igual ao comprimento, com os machos podendo ser um pouco mais altos do que compridos.

O Borzoi é forte, mas não possui corpo maciço, com a musculatura desenvolvida, mas não marcada.

A cabeça é seca, longa e estreita. Quando observadas de perfil, as linhas do crânio originam uma linha longa, levemente convexa. O stop é levemente marcado. A trufa é móvel, grande, consideravelmente saliente em relação ao maxilar inferior. A cana nasal é longa e ligeiramente arqueada próximo à trufa. Os olhos são grandes, pouco proeminentes, expressivos, amendoados e de coloração avelã escura ou marrom escura. As orelhas são pequenas, finas, flexíveis, inseridas acima da linha dos olhos e para trás.

O pescoço é longo e seco, lateralmente plano e musculoso.

O dorso é largo, musculoso, originando junto com a garupa e com o lombo uma curva mais acentuada nos machos. O peito é oval e não mais largo do que a garupa, profundo e bem desenvolvido.

A cauda apresenta forma de foice ou sabre, inserida baixa, é fina e longa e encontra-se passando entre os membros posteriores.

Os membros anteriores são secos, musculosos, retos e paralelos, quando observados de frente. Da mesma forma, os membros posteriores são retos e paralelos, quando observados de frente, mas estão inseridos mais afastados do que os anteriores.

A pelagem é longa e sedosa, lisa ou com ondulações. A coloração pode incluir praticamente qualquer cor.

Temperamento

São animais calmos, independentes, porém apegados aos donos. Não são cães de guarda nem de alarme, pois não costumam ladrar. Os animais desta raça são sensíveis e não gostam de serem incomodados.

Embora sejam bem grandes, adaptam-se bem à  vida na cidade e até mesmo em espaços pequenos, como apartamentos, caso sejam suficientemente exercitados. São caçadores de lobos, mas isso não os impede de se darem bem com outros cães. Todavia, não  é a raça mais indicada para coabitar com gatos.

O Borzoi é uma raça muito inteligente e obediente, mas que se cansa com rapidez de treinos repetitivos.

Cuidados

Problemas cardíacos e câncer são os transtornos mais preocupantes nesta raça. Também é muito comum a ocorrência de torção gástrica.

Costumam viver entre 10 a 12 anos.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Borzoi
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo10/borzoi.pdf

Arquivado em: Cães