Braco de Auvergne

O Braco de Auvergne é uma raça de cão que, de acordo com alguns cinófilos, trata-se de uma raça autóctone ou, no mínimo, lograda através de uma sequência de cruzamentos oportunos a partir do Braco Francês.

Braco de Auvergne. Foto: Eric Isselee / Shutterstock.com

Descrição

São animais robustos, que apresentam proporções médias, fortemente construídos, sem ser pesado, apresentando leveza em sua movimentação e elegância.

O comprimento do tronco é aproximadamente igual à altura da cernelha, sendo que os machos medem entre 57 a 63 cm, enquanto as fêmeas medem de 55 a 60 cm.

A cabeça do Braco de Auvergne é larga, com a trufa situando-se no prolongamento da cana nasal. A parte posterior do crânio é ovalada. Possui stop marcado, mas sem ser muito acentuado. Os lábios são bem desenvolvidos e ajustados, dando origem a um focinho quadrado. Os olhos são bem grandes, inseridos na órbita, de coloração avelã escuro, com pálpebras que devem ser pretas e conjuntiva não aparente. As orelhas são de inserção baixa, no nível dos olhos, bem portadas voltadas para trás, sendo longas e largas.

O pescoço é, preferencialmente, longo e forte, ligeiramente arqueado, exibindo alguma barbela, sem ser exagerada.

Os membros, tanto anteriores quanto posteriores, exibem articulações e ossos largas e robustos, respectivamente.

A cauda apresenta-se quase alinhada com a escápula, portada na posição horizontal e é de grossura média.

A pelagem é bem fina e brilhante. Com relação à coloração, são aceita duas: pelagem clara, branco com manchas pretas e mais ou menos salpicado; e pelagem escura, encarvoado, união do branco com o preto.

Temperamento

Os animais desta raça são muito afetuosos, dóceis, gentis e inteligentes. Possui um faro muito aguçado e se adapta muito bem à vida em família.

Cuidados com a Raça

Estes cães não apresentam nenhum problema característico da raça. No entanto, como todo cão de grande porte, podem apresentar displasia coxofemoral.

Por serem animais enérgicos, necessitam de espaço para realizarem suas atividades físicas e gastar energia.

Fontes:
http://www.saudeanimal.com.br/braco_de_auvergne.htm
http://www.cbkc.org/padroes/pdf/grupo7/bracoauvergne.pdf
http://www.cpc.pt/provas/caca/est_trab/ET_BRACO_AUVERGNE.pdf

Arquivado em: Cães