Territórios do Noroeste

Entre os três territórios que formam o Canadá estão os Territórios do Noroeste. Sua cidade mais importante e também capital é Yellowknife. As áreas fronteiriças dos Territórios do Noroeste são Saskatchewan, províncias de Alberta, Colúmbia Britânica (sul) Yukon (oeste) e Nunavut (leste). Em tempos passados, todas estas áreas e províncias faziam parte dos Territórios do Noroeste. A separação ocorreu entre os anos de 1870 e 1990, período em que suas fronteiras foram sendo definidas de forma gradual. A Companhia da Baía de Hudson controlava os Territórios do Noroeste até que, no ano de 1870, os cedeu ao governo no Canadá. No dia primeiro do mês de abril de 1999, a área de Nunavut foi separada dos Territórios do Noroeste.

Algumas das principais características encontrada na região dos Territórios do Noroeste são as inúmeras reservas naturais de ouro, gás natural e diamantes. Além disso, a renda per capta da região é a mais alta entre todas as subdivisões da nação canadense, chegando ao valor de US$ 94.953. De acordo com alguns especialistas, se os Territórios do Noroeste fossem um país independente, seriam portadores da maior renda per capta em escala mundial, ultrapassando Luxemburgo, que tem renda per capta de US$ 83.000.

Por estar em uma região próxima ao Ártico, da mesma forma que Nunavut, os  Territórios do Noroeste apresentam um tipo de clima subártico, que é frio em demasia. Mesmo no período do verão, que costuma durar apenas algumas semanas, as temperaturas ainda são mantidas bastante baixas ficando com um mínimo de -3°C (sul), -5°C (centro) e -9°C (norte). As temperaturas máximas geralmente ficam na casa dos 10ºC, ocorrendo poucas vezes na parte do extremo sul da região. Durante o verão, as temperaturas costumam ficar da seguinte forma: 7 graus no sul, 4 graus no centro e 1 grau na região norte.

Na época de inverno, os termômetros despencam na região. São encontradas mínimas que chegam a -38°C (sul),  -45°C (centro) e -51°C (norte). As temperaturas máximas no mesmo período são de -20°C (sul), -30°C (centro) e -41°C (norte). A máxima temperatura encontrada na região foi de 17 graus Celsius na área dos lagos que ficam localizados na parte sul. Já o recorde de baixas temperaturas foi encontrado no litoral e ficou em – 66,8 graus Celsius.

Fontes:
http://www.canadaparabrasileiros.com/canada/provincias-e-territorios/territorios-territorios-do-noroeste
http://wikitravel.org/pt/Territ%C3%B3rios_do_Noroeste
http://www.girafamania.com.br/americano/canada-nunavut.html

Arquivado em: Canadá