Doença de Bowen

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Câncer
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A doença de Bowen designa carcinoma in situ e é considerada um estágio prematuro e não invasivo do carcinoma de células escamosa.  Caracterizar-se como lesões em placa de contorno nítido, irregulares, salientes, eritematosas, descamativas ou verrucosas, hipo ou hiperpigmentadas e, que em alguns casos, podem ulcerar.

Até o momento, não há dados precisos sobre a incidência desta doença no Brasil. Surge com maior frequência em indivíduos acima de 70 anos da idade, especialmente nos membros inferiores. É mais comum em indivíduos do sexo feminino do que no masculino, permanecendo tipicamente como uma lesão única.

Da mesma forma que ocorre com o carcinoma de células escamosas, a radiação ultravioleta é o principal fator de risco para o desenvolvimento desta lesão.

Esta desordem é de evolução lenta, normalmente assintomática, embora seja possível a ocorrência de dor local, prurido, irritação e sangramentos. Muitas vezes pode ser confundida com a psoríase ou eczema.

O diagnóstico pode ser difícil, uma vez que é fácil confundir a doença de Bowen com doenças clinicamente similares, como eczema, psoríase, doença de Paget extramamária, dermatose papulosa nigra, líquen simples crônico, melanoma maligno, dentre outras. Uma forma de exame útil para o fechamento do diagnóstico de doença de Bowen é a dermatoscopia.

O tratamento pode ser não cirúrgico ou cirúrgico, sendo o primeiro feito por meio da crioterapia, terapia fotodinâmica e uso tópico de imiquimode. Os casos que não respondem ao tratamento não cirúrgico, ou em casos selecionados pelos especialistas, a cirúrgica pode ser uma opção.

Fontes:
http://cancerdepele.net.br/doenca-de-bowenhttp://www.skincancer.org/pt-PT/squamous-cell-carcinoma

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!