Glioblastoma Multiforme

O glioblastoma multiforme consiste em um tumor maligno cerebral primário, que acomete os seres humanos e envolve as células da glia, representando 20% de todos os casos de tumores intracranianos.

Trata-se de uma neoplasia rara, que afeta de 2 a 3 indivíduos a cada 100.000 na Europa e América do Norte, afetando indivíduos do sexo masculino em maior proporção. Existem dois subtipos desta neoplasia: glioblastoma de células gigantes e gliossarcoma.

As causas deste tipo de neoplasia ainda não foi bem elucidada. Aparentemente não há predisposição genética. O consumo de bebidas alcoólicas pode ser um fator de risco, bem como alguns vírus e radiação ionizante.

As manifestações clínicas incluem convulsões, náuseas, vômitos, cefaleia, hemiparesia e déficit de memória, ou ainda transtorno de personalidade ou neurológico, uma vez que há o envolvimento do lobo frontal ou do temporal. Tipicamente, o glioblastoma multiforme é assintomático, porém pode começar a produzir sintomas rapidamente.

O diagnóstico pode ser alcançado com exames de imagem, como ressonância magnética, revelando lesões com realce em anel. O diagnóstico definitivo é possível somente com uma biópsia ou ressecção do tumor após uma craniotomia.

A gestão desta neoplasia envolve o tratamento de suporte, visando aliviar os sintomas e melhorar a função neurológica do paciente, sendo comum a utilização de anticonvulsivantes e corticosteroides. Além disso, tratamentos paliativos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida do paciente e alcançar uma sobrevida maior incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Fontes:
http://www.braintumor.org/patients-family-friends/about-brain-tumors/tumor-types/glioblastoma-multiforme.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Glioblastoma_multiforme

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Câncer