Massagem Cardíaca

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Cardiologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A massagem cardíaca é uma manobra que objetiva garantir a oxigenação dos órgãos quando ocorre uma parada cardiorrespiratória. Nesta situação, não há bombeamento de sangue para os órgãos vitais do corpo, como cérebro e coração, e estes acabam por entrar em processo de necrose.

As técnicas de massagem cardíaca mudam constantemente. No entanto, nem sempre foi assim. No ano de 1960, Kouwenhoven, Jude e Knicherbocker foram os primeiros a sugerirem que compressões realizadas contra a parede torácica na região correspondente à metade da linha imaginária que passa sobre os mamilos, seriam capazes de garantir a circulação sanguínea para o cérebro e para a musculatura do coração, em casos de parada cardíaca. Por conseguinte, foi incluída a respiração boca-boca às compressões para manter a oxigenação tecidual. Naquela época, o ritmo recomendado era de 5 para 2, ou seja, 5 compressões torácicas intercaladas com 2 respirações boca-boca.

Há algum tempo atrás, especialistas demonstraram que as compressões deveriam ser mais frequentes, sendo o ritmo modificado para 100 compressões por minuto, sem necessidade de efetuar a respiração boca a boca.

O reconhecimento da parada cardíaca é simples, basta chamar a pessoa que desmaiou. Caso a pessoa esboce alguma reação, o coração não está parado. No entanto, quando não há reação, o primeiro passo é chamar socorro especializado. As massagens devem ser iniciadas o mais depressa possível, até a chegada do resgate ao local.

A massagem cardíaca deve ser realizada da seguinte forma:

Fontes:
https://saude.es.gov.br/massagem-cardiaca-samu-192-orienta-sobre-tecn
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reanima%C3%A7%C3%A3o_cardiorrespirat%C3%B3ria
http://comunidade.bemsimples.com/saude/w/saude/Aprenda-a-fazer-a-massagem-cardiaca.aspx
http://systolicvn.com/SCDICD.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!