Valvulopatias Pulmonares

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

As afecções da válvula pulmonar, responsável pela comunicação entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar, são infrequentes e, na maioria das vezes, resultam de cardiopatias congênitas. São compostas por dois tipos distintos:

  • No caso de estenose pulmonar, a válvula fica impossibilitada de abrir corretamente, resultando na hipertrofia do ventrículo direito para que este seja capaz de expulsar o sangue para a artéria pulmonar.
  • No caso de insuficiência pulmonar, a válvula não irá fechar adequadamente, o que faz com que parte do sangue que é encaminhada para a artéria pulmonar reflua, acumulando-se no ventrículo direito, o que causa sua hipertrofia.

Nos casos mais severos, os sintomas costumam manifestar-se após o nascimento. Todavia, nos casos mais brandos, o indivíduo pode apresentar-se assintomático por muitos anos. As manifestações clínicas mais freqüentes são: edema dos membros inferiores, debilidade e fadiga muscular, sensação de falta de ar, angina de peito e episódios de síncope.

Neste caso, o tratamento normalmente é feito com base na sintomatologia apresentada pelo paciente.

Leia mais sobre valvulopatias.

Fontes:
http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=120
http://www.manualmerck.net/?id=45
https://web.archive.org/web/20140823160320/http://www.imcc-cardio.com.br:80/site2010/suasaude.php?cntId=58

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: