Sistema de Informações Geográficas

Um SIG, Sistema de informações geográficas, ou GIS (Geographic Information System) é um sistema composto por software, usuário, hardware, dados e metodologia (ou técnicas) de análise, que permite o uso integrado de dados georreferenciados com uma finalidade específica.

O primeiro SIG foi criado na década de 60 no Canadá com o intuito de possibilitar a criação de um inventário de recursos naturais. Mas, naquela época os programas ainda eram muito difíceis de se utilizar, exigiam mão de obra especializada, o que custava caro, e ainda não havia programas específicos para os variados tipos de aplicação, logo, estes tinham que ser desenvolvidos, tomando mais tempo e mais dinheiro.

Entretanto, com o desenvolvimento da informática e de modelos matemáticos para aplicação da cartografia em meio computadorizado, os GIS foram se aperfeiçoando. Já na década seguinte, Ottawa (Canadá) sediaria o primeiro simpósio sobre Sistemas de Informações Geográficas do mundo.

Desde a criação do primeiro sistema simples para aplicação da cartografia por meio de sistemas informatizados em 1950, até a recente massificação do acesso à GIS (como o Google Earth), as tecnologias para captura, armazenamento, tratamento e recuperação de informações georreferenciadas tem melhorado cada vez mais e possibilitado um leque cada vez maior de aplicações.

Assim, podemos identificar três formas principais de se utilizar um SIG: para produção de mapas, como suporte para a análise espacial de fenômenos, ou como um banco de dados geográficos, com funções de armazenamento e recuperação de informação espacial.

Exercícios e questões de vestibulares

Exercício : (ACAFE 2009)

Sobre Sistemas de Informações Geográficas – SIG analise as afirmações a seguir.

I - As bases de dados dos SIGs devem ser uma coleção estruturada de dados digitais espaciais e devem ter componentes gráficos (linhas, pontos, polígonos e imagens raster) e não gráficos (informação tabular).

II - Em ambientes coorporativos são ferramentas que possibilitam tomadas de decisões mais rápidas e seguras.

III - São sistemas computacionais que permitem ao usuário coletar, manusear e analisar dados georreferenciados.

IV - Computer Aided Cartography – CAC e SIG são sinônimos.

V - A integridade e a confiabilidade dos dados utilizados num SIG não são levadas em conta, uma vez que esses sistemas computacionais são programados para corrigir qualquer irregularidade nos dados utilizados.

Todas as afirmações corretas estão em:

Veja a resposta desta e mais outras questões!
Questões sobre Sistemas de Informações Geográficas - Exercícios