Exercícios - Genética

Lista de exercícios de genética, compilada dos principais vestibulares nacionais.
Ler artigo Genética.

Exercício 11: (UFPR 2009)

Num estudo sobre uma família, representada no heredograma abaixo, constatou-se que Antonio é afetado por uma anomalia causada pelo alelo recessivo de um gene ligado à porção ímpar do cromossomo X.

Considerando essa informação, é correto afirmar que são, com certeza, portadores(as) do alelo em questão:


Exercício 12: (Enem 2013)

Cinco casais alegavam ser os pais de um bebê. A confirmação da paternidade foi obtida pelo exame de DNA. O resultado do teste está esquematizado na figura, em que cada casal apresenta um padrão com duas bandas de DNA (faixas, uma para o suposto pai e outra para a suposta mãe), comparadas à do bebê.

enemquestao70

Que casal pode ser considerado como pais biológicos do bebê?


Exercício 13: (Enem 2009)

Em um experimento, preparou-se um conjunto de plantas por técnica de clonagem a partir de uma planta original que apresentava folhas verdes. Esse conjunto foi dividido em dois grupos, que foram tratados de maneira idêntica, com exceção das condições de iluminação, sendo um grupo exposto a ciclos de iluminação solar natural e outro mantido no escuro. Após alguns dias, observou-se que o grupo exposto à luz apresentava folhas verdes como a planta original e o grupo cultivado no escuro apresentava folhas amareladas.

Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram:


Exercício 14: (Enem 2012)

O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A característica de interesse será manifestada em decorrência:


Exercício 15: (UFSC 2016)

Os esquemas abaixo representam os cromossomos de células em diferentes fases da meiose de três indivíduos de uma espécie hipotética 2n = 6.

Com base nos esquemas e nos conhecimentos sobre biologia celular e genética, é CORRETO afirmar que:

 


Exercício 16: (UFSC 2016)

Considere a via bioquímica de produção do pigmento amarelo em abóboras representada abaixo.

Suponha as seguintes frequências alélicas em determinada população em equilíbrio de plantas que produzem abóboras:

  • 50% W e 50% w
  • 40% Y e 60% y

Sobre genética e evolução e com base no que foi apresentado, é CORRETO afirmar que:


Exercício 17: (UFSC 2018)

Uma nova ferramenta de edição genética capaz de mudar completamente o mundo que conhecemos está deixando de ser uma possibilidade e tornando-se realidade. Ela reúne características que surpreendem até mesmo os biólogos mais experientes. Simplificadamente, é possível eliminar partes indesejadas do genoma e, se necessário, inserir novas sequências no local. Nessa técnica, uma nuclease corta as duas fitas da dupla hélice do DNA, abrindo espaço para a inserção, se for o caso, de um novo trecho de DNA, sendo possível também a edição de uma única “letra” no genoma.

Sobre os assuntos relacionados ao texto, é correto afirmar que:


Exercício 18: (UFSC 2018)

A distrofia muscular do tipo Duchenne é uma doença ligada ao sexo que causa problemas nas células musculares de forma progressiva e letal. Na genealogia abaixo, são mostrados indivíduos normais e um afetado pela doença.

Com base na genealogia e sabendo-se que não ocorreu mutação e nenhum erro de segregação, é correto afirmar que:


Exercício 19: (Unespar 2015)

Sobre seus conhecimentos de Genética, apresente a alternativa correta:


Páginas: 1 [2]