Método Científico

Mestre em Oceanografia Física (USP, 2019)
Graduada em Física (UFABC, 2016)

Ouça este artigo:

Quando falamos em ciência, estamos nos referindo a diversas áreas de conhecimento. Para que a ciência evolua é necessário que novas pesquisas científicas sejam realizadas. Porém, para que isso seja feito de forma coerente e organizada, garantindo os padrões da ciência, é preciso que uma série de procedimentos seja seguida. A sistematização desses procedimentos dá-se o nome de método científico, ou seja, o método científico será uma espécie de manual que irá determinar o que deve ser feito para se realizar uma pesquisa científica.

Etapas do método científico

Uma pesquisa sempre começa por uma pergunta. Em seguida, o pesquisar deve aplicar o método científico para tentar responder a pergunta. Para isso, ele deve seguir as seguintes etapas:

  • Observação do método: a partir da sua pergunta que originou a pesquisa, o pesquisador deve fazer uma revisão bibliográfica já existente sobre o assunto.
  • Formulação da hipótese: com o material bibliográfico em mãos, o pesquisador deve formular hipóteses que tentam explicar sua pergunta inicial.
  • Realização do experimento: verificar como o objeto se comporta em relação a hipótese formulada.
  • Aceitação ou rejeição da hipótese formulada: resultado da pesquisa científica. Com a realização do experimento é possível adequar ou não o objeto das hipóteses formuladas e com isso, é possível formular afirmações científicas comprovadas.

Exemplo de método científico

Alexander Fleming foi um pesquisador que estudava colônias de bactérias. Ele tirou alguns dias de folga e quando voltou percebeu que uma de suas culturas de bactérias, mais especificamente a de bactérias Staphylococcus aureus, haviam sido contaminadas por outra colônia de bactérias. Ele observou que um novo fungo havia sido criado e que ele era capaz de eliminar alguns tipos de bactérias. Então, Fleming se perguntou como isso era possível? E foi pesquisar algo a respeito na literatura. Porém ele não encontrou nada a respeito.

Ele então levantou algumas hipóteses sobre o acontecido. Ele e outros dois cientistas, Howard Florey e Ernst Chain, isolaram esse fungo, o purificaram e, na segunda guerra mundial, testaram em humanos, onde foi bem sucedido em matar diversos tipos de bactérias.

Hoje em dia, esse fungo criado acidentalmente é testado e replicado em laboratórios, e é conhecido como Penicilina.

Principais tipos de métodos científicos

Apesar de o método científico ser definido, sua ordem pode sofrer alteração. Logo, temos diversas maneiras de realizar isso, entre elas:

  • Método indutivo: usado para definir leis e afirmações científicas gerais, ele diz que se um fenômeno se repete em diversas experimentações ele deverá ocorrer em observações futuras. Ou seja, esse método sai de casos específicos para chegar ao caso geral.
  • Método dedutivo: ao contrário do método indutivo, aqui usamos leis para chegar às conclusões finais. Ou seja, esse método sai do caso geral para chegar ao caso especifico.
  • Método hipotético-dedutivo: propõe hipóteses que serão submetidas a teste de falsidade constante.
  • Método dialético: uso da discussão, argumentação e contraposição de ideias, que levam a outras ideias, e assim sucessivamente.
  • Método estatístico: usa a estatística para estudar um fenômeno.
  • Método comparativo: análise de dois ou mais fenômenos, comparando os dois (diferenças e semelhanças).
  • Método experimental: submete o fenômeno a ação de variáveis controladas, analisando o impacto dessas mudanças no objeto estudado.

Observação: Método científico é diferente de técnica. Enquanto técnica diz o como fazer algo, o método científico diz o fazer isso.

EXEMPLO

1) Enumere as informações, em ordem sequencial, de acordo com as etapas do método científico:

  • I. Conclusões
  • II. Possíveis respostas para a pergunta em questão (hipótese)
  • III. Etapa experimental
  • IV. Dúvida sobre determinado fenômeno da natureza
  • V. Levantamento de deduções

Solução:

A ordem correta é V, II, IV, I e III.

Referências:

FADEPE. Método Científico: definições, aplicações, principais tipos e etapas. Disponível em: <https://fadepe.org.br/2021/06/16/metodo-cientifico-definicoes-aplicacoes-principais-tipos-e-etapas/>. Acessado em: 13/01/2022.

BONI, Lucas. Método científico: o que é, suas etapas e exemplos. Disponível em: <https://vaiquimica.com.br/metodo-cientifico/>. Acessado em: 13/01/2022.

FASTFORMAT. O que é e quais os tipos de métodos científicos? Disponível em: <https://blog.fastformat.co/o-que-e-e-quais-sao-os-metodos-cientificos/>. Acessado em: 13/01/2022.

Arquivado em: Ciências