Templo de Júpiter Stator

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

O Templo de Júpiter Stator foi um templo romano dedicado ao Deus Júpiter. Criado como um apenas um altar rodeado por um muro baixo, o Templo de Júpiter Stator foi construído, supostamente por Rômulo, no interior do Fórum Romano. A lenda diz que Rômulo invocou a ajuda de Júpiter durante a batalha dos romanos contra os sabinos rogando que o deus parasse o avanço dos inimigos. Estranhamente, os sabinos interromperam suas investidas e permitiram que os romanos se reorganizassem, o que foi suficiente para decretar a vitória favorável à Roma. Em retribuição, Rômulo teria construído o altar de adoração que ficou conhecido como Templo de Júpiter Stator.

Mas o templo só se tornou grande mesmo com as obras empreendidas em 292 a.C.. Nesta ocasião, Marco Atílio Régulo passou por uma situação semelhante a de Rômulo quando combatia os samnitas. Em desvantagem no combate, invocou também o deus Júpiter e foi atendido, supostamente, de forma milagrosa. Foi aí que o templo se edificou no local onde fora o simples altar criado por Rômulo.

As fontes mais antigas indicam que o templo estava localizado na colina da Palatina, o que foi reforçado pelas ruínas encontradas em 1827 após ser demolida uma torre medieval no local.

O local abrigou posteriormente o Fórum Romano, que foi o principal centro comercial da Roma Antiga e Imperial, acomodando lojas, praças de mercado e reuniões.

Fontes:
http://es.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Júpiter_Stator

Arquivado em: Civilização Romana