Policarbonato

Por Ana Maria da Luz
Categorias: Compostos Químicos
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O policarbonato é tipo de polímero (plástico) composto por carbonatos, ou seja, ligações de carbono com oxigênio, quando aquecidos amolecem e ao ser resfriado endurecem, por isso são chamados de termoplásticos. Este tipo de plástico é facilmente moldado em diversos formatos sem precisar de emendas.

São empregados na indústria e também em construções onde são utilizados em telhados e paredes de áreas externas como jardins de inverno, garagens, estufas e piscinas, onde há a necessidade da passagem de luz natural. Durante a aplicação é preciso deixar espaços para a dilatação térmica do material. As chapas são instaladas sobre estruturas de aço. Também estão presentes na fabricação de óculos e visores de segurança e capacetes, revestimento de cabines de máquinas agrícolas, blindagem de veículos e portas e paredes de bancos, eletrodomésticos, entre outros.

Vantagem ao optar pelo policarbonato:

Apresentação

São disponíveis no mercado em  forma de chapas e telhas, sendo encontrados três  tipos de chapas: as alveolares, as compactas e as refletivas e as cores encontradas são: cristal, bronze, branco, verde, azul e cinza.

Cuidados:

O policarbonato é um material que proporciona facilidade no manuseio e de fácil aplicação, no entanto é preciso tomar alguns cuidados na armazenagem e limpeza do mesmo:

Se esses cuidados forem tomados, possivelmente não haverá a abrasão do material e assim poderá garantir longa vida ao mesmo. Mas, é possível aplicar sobre as chapas de policarbonato, uma película anti-abrasiva, a fim de preservá-lo por muito mais tempo.

Fontes:
http://www.metalica.com.br/policarbonato
http://www.usinaciencia.ufal.br/multimidia/livros-digitais-cadernos-tematicos/Plasticos_caracteristicas_usos_producao_e_impactos_ambientais.pdf

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!