5 dicas para apresentar trabalhos escolares

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Apresentar trabalhos escolares nem sempre é uma tarefa fácil, já que envolve uma preparação mais demorada e aprofundada do que atividades escolares mais simples, que não exigem exposições orais.

Com a internet, a forma de aprender e ensinar sofreu enormes modificações. Por isso mesmo, hoje em dia, apresentar trabalhos escolares não é como era no passado e exige dos estudantes um nível de criatividade muito maior para suprir às expectativas dos colegas e professores.

Se você está se preparando para uma apresentação de trabalho, confira 5 dicas que podem fazer a diferença!

Foto: Syda Productions / Shutterstock.com

1. Use e abuse da criatividade

Por muito tempo, as apresentações de trabalho tinham um modelo quadrado e convencional. Os estudantes faziam cartazes ou slides e apresentavam suas conclusões diante de toda a turma.

Hoje, existem diversas possibilidades para uma exposição oral, que vão além desse modelo pré-estabelecido. Por isso, na hora de planejar a sua apresentação, pense em formas criativas e diferentes de expor o conteúdo estudado.

Vale a pena apostar em recursos audiovisuais, dinâmicas de grupos e outras formas não-convencionais de apresentações. Se decidir usar slides, recorra a programas mais dinâmicos que o PowerPoint! Se a sua ideia é criar cartazes, faça isso de um jeito diferente!

2. Esteja seguro quanto ao conteúdo

Se tem uma regra que nunca sai de moda é: pesquise sobre o tema do seu trabalho! A infinidade de fontes e recursos para pesquisa permite que, atualmente, os estudantes levem informações novas e interessantes para a sala de aula.

Com a internet, os limites para as suas pesquisas são praticamente inexistentes e você pode consultar fontes dentro e fora do país. Pesquise autores, dados, imagens e tudo o que irá somar ao seu trabalho conteúdo confiáveis e úteis!

Não tenha medo de levar vídeos ou outros materiais dinâmicos. Assim como você desfruta de assisti-los em casa, seus colegas e professores se sentirão mais entusiasmados com o seu trabalho se você utilizar recursos assim.

3. Pratique a sua apresentação

Seja uma apresentação totalmente inovadora ou outra um pouco mais convencional, a necessidade de dedicar um tempo para praticá-la é inegável. Não deixe para a última hora! Logo que a sua apresentação estiver planejada, pratique-a!

Uma dica super simples e eficaz é gravar os seus ensaios e assistir depois. Através desse recurso, você identificará erros e acertos, sabendo o que manter e o que mudar na sua apresentação!

Treinar com amigos e familiares também é uma ótima ideia. Eles podem ajudá-lo a pensar novas alternativas e criar uma apresentação incrível! Além disso, como seus amigos e família não estudaram sobre o assunto tanto como você, será mais fácil saber se o seu conteúdo está claro e interessante.

4. Pesquise sobre técnicas de oratória

Algumas técnicas de oratória podem trazer melhoras significativas para a sua apresentação. Quando terminar as suas pesquisas bibliográficas, dê atenção para esse assunto, incorporando habilidades de oratória para a sua exposição oral.

Entre as muitas técnicas de oratória que podem (e devem) ser utilizadas em apresentações, estão:

  • Faça contato visual
  • Esteja atento para a sua postura e expressão facial
  • Saiba como utilizar a sua voz
  • Incorpore pausas à sua fala

5. Tenha cuidados com o seu corpo

Na véspera da sua apresentação, esteja atento para algumas atitudes em relação ao seu equilíbrio físico. Ir dormir muito tarde ou ingerir refeições pesadas são costumes que devem ser evitados antes da apresentação.

Opte por comidas leves e garanta uma boa noite de sono. Além disso, se você se sentir nervoso, procure fazer atividades de relaxamento, seja praticando seu esporte favorito ou mesmo realizando alguns exercícios simples de respiração!

Com essas dicas, você se sairá bem na sua apresentação!

Arquivado em: Comunicação, Educação