5 maneiras de vencer o medo de falar em público

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Algumas pessoas sentem verdadeiro pavor de falar em público. Mãos suadas, tremor, enjoo e tonturas podem ser alguns dos sintomas físicos desse medo, que dificultam bastante na hora de se apresentar para um grupo de pessoas.

A oratória não é uma dádiva divina. Ela é um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Da mesma forma, o medo de falar em público é um problema que tem solução e pode ser resolvido através de algumas atitudes simples. Listamos 5 maneiras para vencer o medo de falar em público. Veja!

Foto: Aleutie / Shutterstock.com

1. Pratique em casa

Uma das formas mais eficazes de lidar com o medo de falar em público é praticar a apresentação com antecedência. Defina os pontos centrais da sua fala e monte um esquema para se lembrar de todos eles. Depois disso, pratique sozinho a sua exposição, quantas vezes forem necessárias. Em seguida, tente praticar com amigos ou familiares. Com o tempo, você irá se familiarizando com a sua própria apresentação e o medo de falar em público vai diminuindo gradativamente.

2. Comece com um público pequeno

Muita gente defende a teoria de que, para vencer um medo, é preciso lidar com seus extremos. Por exemplo: se você tem medo de altura, salte de paraquedas ou algo do tipo. Os especialistas dizem que essa tática não é muito eficiente, porque pode aumentar o trauma e fazer crescer o pânico. Por essa lógica, se você tem medo de falar em público, comece com plateias pequenas. Fale em reuniões de famílias ou de amigos. Quando se sentir mais confortável com esse público reduzido, parta para desafios maiores. O importante é: não dê saltos para os quais você ainda não está preparado. Caminhe no seu próprio ritmo e chegará mais longe!

3. Faça exercícios de relaxamento

As crises de nervosismo e ansiedade costumam vir horas antes das apresentações em público. Se isso também acontece com você, vale a pena apostar em exercícios de relaxamento antes da sua exposição. Exercícios simples de respiração ou meditação são muito eficazes para reduzir o estresse e aumentar o foco. Se preferir, faça alguma coisa que te acalme, como ouvir sua música preferida ou dar uma volta pela praça. Distrair os pensamentos de estresse é uma ferramenta poderosa!

4. Deixe de pensar no julgamento dos outros

O medo de falar em público nasce, em grande parte, da insegurança em relação ao julgamento das pessoas da plateia. As pessoas julgam umas às outras, isso é um fato. No entanto, se você se dedicou em estudar o assunto e preparar uma exposição interessante, não tem motivos para temer. Até os discursos mais fantásticos podem causar certa repulsa, já que ninguém pensa igual a ninguém. Se a sua apresentação foi bem preparada, o público pode até não concordar com você, mas dificilmente criticará o seu desempenho.

5. Cuide do seu corpo e da sua alimentação

Uma boa noite de sono e refeições adequadas podem contribuir muito para que você fique tranquilo na hora da apresentação. Na véspera do grande dia, opte por comidas mais leves e procure dormir o tempo suficiente para chegar à apresentação bem-disposto e focado!

Uma boa dose de cafeína é essencial para quem está se preparando para falar em público, certo? Errado! Se você tem medo de se apresentar em público, é bom evitar as bebidas consideradas energéticas, como o café ou refrigerantes. Essas bebidas aumentam o nível de ansiedade, contribuindo para que os efeitos do nervosismo se intensifiquem, prejudicando o seu físico e a sua mente!

Além de seguir essas dicas e cuidados para perder o medo de falar em público, é interessante começar a ver as apresentações em público de uma outra forma. Ao invés de encará-las como um desafio, passe a pensar nelas como uma oportunidade de trocar experiências e conhecimentos!

Arquivado em: Comunicação