Aula de teatro é bom para comunicação oral?

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Saber se comunicar de forma clara é essencial para ter sucesso, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. Porém, em muitos casos, a timidez, as dificuldades em relação à oratória e o nervosismo podem ofuscar grandes talentos. Para auxiliar as pessoas que desejam melhorar sua desenvoltura na comunicação oral, o teatro pode ser uma solução como forma de superar limitações, medos e dificuldades técnicas.

Segundo dados da Instituição Paulo Montenegro, em conjunto com a ONG Ação Educativa, somente 8% dos brasileiros entre 15 e 64 anos conseguem se expressar e compreender plenamente o que escutam. Percebe-se, então, a dificuldade que muitas pessoas enfrentam para transmitir o que desejam de forma eficiente e compreender as informações que recebem de maneira adequada.

Há diversos motivos que podem explicar esses números, desde a baixa escolaridade a questões emocionais. Você já conheceu alguém que não teve acesso aos estudos e se comunica perfeitamente e alguém que é acadêmico, mas não consegue ser claro ao expressar-se? Isso é mais comum do que parece e se deve, geralmente, às experiências e eventos durante a vida.

Como o teatro, que é uma das expressões mais antigas da humanidade, pode contribuir nessa equação? As Artes Cênicas têm muitos pontos de intersecção entre o cotidiano, podendo auxiliar na melhoria da comunicação oral para todos os públicos. Essa arte continua com o talento de sensibilizar, emocionar e transformar quem se dispõe a encará-la.

Foto: Oleg Mikhaylov / Shutterstock.com

Oratória para crianças: vale a pena investir no teatro?

Os pequenos também podem se beneficiar dos encantos teatrais. Muitas escolas já estão oferecendo aulas de teatro devido à importância que elas exercem no desenvolvimento infantil, especialmente nas habilidades de comunicação e oratória.

A linguagem teatral permite que as crianças experimentem outras realidades por meio da atuação, já que envolve a composição de um espetáculo (música, figurino, cenário), a dança, a expressão corporal, a linguagem escrita e oral, além da inteligência interpessoal e intrapessoal. Desse modo, torna-se uma extensa fonte de estímulo para suas mentes.

As vantagens do teatro extrapolam os limites do palco. Lembrando que sequer é preciso fazê-lo com a intenção de ser ator. Por isso, não há contraindicação para quem tem interesse em se aventurar na dramaturgia, matriculando seus filhos e incentivando-os a desfrutar do teatro.

Como o teatro ajuda a desenvolver habilidades de oratória?

Se você ainda tem dúvidas de que o teatro ajuda (e muito) e desenvolver habilidades de comunicação e oratória, não tenha mais. Existem inúmeras vantagens dessa prática, como, por exemplo:

Melhoria da dicção

O trabalho com a voz melhora a dicção e a articulação das palavras, permitindo que a fala seja transmitida com mais clareza ao público.

Projeção da voz

Saber projetar melhor a sua voz pode ser útil no seu dia a dia. Além disso, entre os ensinamentos do teatro, estão os cuidados para não comprometer a saúde vocal.

Exercícios de respiração

Aprender estratégias para manter o fôlego por mais tempo está relacionado diretamente no condicionamento físico e à articulação da fala.

Postura adequada

Saber como adotar uma postura e um olhar assertivo pode fazer a diferença no processo de convencimento das pessoas ao seu redor.

Explora a criatividade

Transpor um texto para a linguagem cênica exige muita criatividade. No nosso dia a dia, ela também é necessária para enfrentar os desafios ao se deparar com situações desafiadoras, como falar em público.

Diminui a timidez

O teatro envolve muita expressão e improvisação, fatores que cooperam para a diminuição da timidez.

Autoestima

A conscientização corporal é um ponto que ajuda na autoestima, à medida que é possível descobrir de forma gradativa seu potencial humano e artístico.

Promove o autoconhecimento

Através das técnicas, o aluno aprende o reconhecimento da voz, de seu corpo e do outro.

Auxilia na concentração, memorização e imaginação

Nas aulas é preciso desenvolver esses itens para concentrar-se em seu texto e personagem. Essas habilidades também são muito úteis longe dos palcos.

Desenvolve competências e habilidades sociais

Entre elas estão a empatia, a tolerância e o trabalho em equipe. Os ensaios e apresentações são um meio de conectar-se com o outro, pois a interação em conjunto fazem parte do processo.

É claro que cada pessoa tem gostos e preferências diferentes, mas, se a ideia é desenvolver habilidades de oratória de forma natural e extrovertida, o teatro é sempre uma boa opção!

Arquivado em: Comunicação