Dicas para apresentação de trabalhos escolares

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Um dos temores de estudantes em todas as fases de ensino é o de apresentar um trabalho em frente ao professor e aos colegas. Os receios podem começar durante a pesquisa, mas também passam pela organização da apresentação e, principalmente, pela hora de falar diante de toda a turma. Para ajudar nesse momento, selecionamos algumas dicas para você fazer um check list antes de encarar essa tarefa. Confira!

Foto: Syda Productions / Shutterstock.com

1. Pesquise muito sobre o assunto

Quando você definir o assunto do seu trabalho, dedique boa parte do tempo para estudar sobre ele. É preciso pesquisar autores que já abordaram o mesmo tema, analisando os pontos convergentes e as contradições. Para isso, procure sites confiáveis ou visite uma biblioteca.

2. Organize sua pesquisa

Depois de compreender melhor o tema, encontre as palavras-chaves da pesquisa e monte tópicos que vão te ajudar na hora de aprofundar a escrita. Em geral, uma boa apresentação tem introdução, desenvolvimento e conclusão.

3. Domine o conteúdo

Para ajudar na memorização, você pode ler o texto em voz alta e aproveitar para praticar sua dicção enquanto faz alguma atividade rotineira. Pode parecer estranho, mas aliar o conteúdo com algo que você faz no dia-a-dia ajuda você a memorizar o assunto mais fácil.

4. Elabore um texto

Escreva todo o conteúdo que você quer abordar. Depois, selecione as partes mais relevantes para sua exposição. Faça um resumo, em forma de texto ou em forma de tópicos. Isso te ajudará a não se perder na hora de falar em público.

5 . Escolha um bom título

O título deve receber um cuidado na hora de ser escolhido. Muitas vezes ele é menosprezado, mas tem grande relevância. Utilize um que reflita exatamente o assunto que será apresentado.

6. Use os recursos audiovisuais com moderação

Ainda que não seja obrigatório, uma apresentação de slide pode ser uma boa estratégia.

No entanto, algumas pessoas cometem erros, como escrever demais, colocar muitos elementos diferentes sem uniformização e não prestar atenção à estética. Então, não seja essa pessoa! Faça slides objetivos, coerentes e padronizados.

7. Fique atento ao tempo

Antes de apresentar, informe-se sobre quanto tempo você terá. Se achar necessário, ensaie em casa cronometrando. Você também pode pedir para alguém do público te indicar o tempo que falta para acabar.

8.Tenha uma postura adequada

A comunicação não verbal é tão importante quanto o que você for dizer. Por isso, fale olhando nos olhos das pessoas. Esteja atento ao tom, à voz e à velocidade que usa. Use esses recursos para complementar sua fala. Se munindo de todas as estratégias de forma adequada, você estará mais perto de passar uma visão positiva para os ouvintes.

9. Fique atento ao público

Observar quem irá ouvir é importante. Assim, você saberá qual a melhor abordagem, palavra ou artifício que deve usar para atrair a atenção. Durante a apresentação, observe se muitos estão no celular ou dispersos e use formas de trazê-los de volta.

10. Seja assertivo

É preciso ter clareza e segurança sobre o tema proposto. Invista tempo para organizar seus pensamentos e formar uma narrativa lógica. Lembre-se de que no momento de expor suas ideias, você já fez a pesquisa, já estudou sobre o tema e domina o assunto proposto, sendo capaz de fazer uma ótima apresentação.

11. Verifique os equipamentos a serem utilizados na apresentação

Nada mais desestimulante do que o público chegar e se deparar com problemas técnicos. Por isso, se optou por uma apresentação visual, chegue bem mais cedo para verificar os equipamentos. Leve o conteúdo salvo em diferentes locais para não ter imprevistos.

12. Procure relaxar

Agora é a hora de brilhar. Então, pratique a respiração de forma lenta e se acalme. Durante a apresentação podem aparecer imprevistos ou interações inesperadas, mas é importante que você tenha como foco apresentar o que lhe foi incumbido. Por isso, respire fundo e cumpra seu objetivo!

Arquivado em: Comunicação