Em quais situações se faz necessário um curso de oratória?

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Há muitas pessoas que têm conhecimento e estão preparadas profissionalmente, mas não têm sucesso em suas carreiras porque não conseguem expressar seu potencial de maneira convincente. O curso de oratória pode ser uma forma de dar um salto para a realização pessoal e profissional, quebrando as barreiras comunicacionais.

Para avaliar se você precisa de um curso de oratória, pense nas seguintes situações: quando você precisa fazer uma apresentação, não sabe como agir, o que fazer com as mãos e como se comportar? O feedback que recebe após falar em público é negativo? Dias antes da apresentação, você pensa em criar desculpas para fugir da situação a qual irá se expor? Se isso é recorrente no seu cotidiano, é melhor avaliar a ideia de aprender sobre comunicação e oratória com profissionais que entendem do assunto.

Na prática, os cursos de oratória são relevantes tanto para os que têm medo de falar em público quanto para os que já se sentem mais tranquilos nessas situações. Aprimorar a comunicação tem sido um dos objetivos buscados por profissionais de diferentes setores, já que saber se expressar com clareza é uma competência cada vez mais exigida no ambiente profissional, independente da área de atuação.

Profissionais que conquistam altos cargos, possivelmente, têm domínio dos fundamentos básicos da arte de falar em público. Apesar disso, é um aprendizado infinito, pois sempre é possível encontrar caminhos mais eficientes, explorar melhor as próprias características e descobrir tipos de recursos novos que sejam mais adequados para cada situação.

Foto: Nosyrevy / Shutterstock.com

10 motivos para aprender oratória

Se ainda está em dúvida, confira as razões pelas quais um curso de oratória é uma boa ideia:

  1. Comunicar ideias com persuasão, estratégias e planejamento.
  2. Aprender a avaliar as características predominantes e as aspirações dos ouvintes para que a sequência de uma apresentação seja estruturada de forma lógica.
  3. Promover uma comunicação assertiva.
  4. Compreender qual a técnica mais apropriada para que o resultado do discurso seja ainda mais bem-sucedido.
  5. Escolher estrategicamente a ordem de expor os argumentos.
  6. Entender o limite da interpretação, de tal maneira que seja possível envolver o público sem comprometer a naturalidade.
  7. Aprender a refutar as objeções.
  8. Conhecer os momentos em que a pausa mais longa pode ser mais expressiva ou mesmo um risco para o ritmo da apresentação.
  9. Ter consciência de como se movimentar diante dos ouvintes.
  10. Conhecer diferentes técnicas de improvisação.

Qual curso de oratória é o mais indicado para mim?

Se você já percebeu os benefícios que a oratória pode trazer para sua vida profissional e pessoal, é hora de escolher o curso que seja mais apropriado para você e suas necessidades. Para te ajudar nessa tarefa, listamos quatro pontos importantes que devem ser considerados ao eleger uma instituição ou um tipo de curso focado em comunicação e oratória. Confira!

Entenda a metodologia

O método de ensino deve estar de acordo com suas necessidades. Há diversas vertentes com foco, por exemplo, na desinibição, no uso da voz ou liderança. É primordial escolher uma metodologia com uma formação ampla, mas que trabalhe as suas reais necessidades.

Avalie a grade curricular

Ela pode variar conforme as características dos alunos, mas fique atento para que abarque todas as suas demandas. Para isso, busque um curso adequado ao seu nível de dificuldade, de preferência, com colegas que têm trajetórias similares à sua.

Escolha bons profissionais

Avalie a formação e renome do profissional, sua experiência na área e diferenciais. Tenha uma conversa com o consultor, exponha suas demandas e procure saber mais a respeito do curso.

Observe a estrutura

O espaço adequado também é importante para o processo de aprendizagem. Observe se possuem um local com materiais de boa qualidade. Além disso, conheça a apostila com o conteúdo abordado no curso e procure turmas pequenas.

Hoje em dia, uma boa alternativa tem sido os cursos online. Através da internet, você pode encontrar profissionais e ferramentas necessárias para o seu aprendizado sem, necessariamente, ter que sair de casa para isso!

Arquivado em: Comunicação