Jornalismo Internacional

O jornalismo internacional é uma especialização da profissão jornalística, usada para cobrir eventos estrangeiros ao país onde está sediado o veículo para qual o jornalista trabalha, ou até mesmo para cobrir acontecimentos de importância global.

As notícias desses eventos podem ser enviados tanto por correspondentes internacionais, por agências de notícias, ou pela informação conseguida através dos métodos de telecomunicação, como a Internet e telefone. Pode abranger diversos tipos de temas como política, economia, cultura, acidentes, eventos naturais e quaisquer assuntos que aconteçam no exterior.

No nascimento do jornalismo moderno, a maior parte das notícias na verdade eram estrangeiras, como registrado pelos periódicos orientais e europeus do século XVII, como os Daily Courant (Inglaterra), the Nieuwe Tijudinger (Antuérpia), The Relation (Estrasburgo), The Avisa Relation oder Zeitung (Wolfenbüttel) e o Uyt Italien, Duytsland & C. (Amsterdã). Como esses jornais eram destinados a banqueiros e mercadores, a maioria das notícias que eles traziam eram sobre outros mercados, de outros países. De qualquer forma, é importante notar que os estados-nações do século XVII ainda eram bastante incipientes.

A partir do século XIX em diante, com jornais importantes já estabelecidos na Europa e nos Estados Unidos, além de alguns poucos outros países, as inovações trazidas pelas novas tecnologias da comunicação, como o telégrafo, fizeram com que as notícias internacionais pudessem ser espalhadas com maior facilidade. Assim, as primeiras agências de notícias foram fundadas, como a AFP (França), Reuters (Reino Unido), Wolff (atualmente DPA, Alemanha) e a AP (EUA), e os primeiros grandes conflitos a receberem ampla cobertura jornalística foram a Guerra da Criméia e a Guerra Civil Americana.

No Brasil, os maiores expoentes do jornalismo internacional foram os repórteres Newton Carlos, Joel Silveira, Clóvis Rossi, Diogo Schelp, William Waack, Hermano Henning, e Geneton Moraes Neto. As editorias de internacional dos principais jornais diários brasileiros são chamadas de "Internacional" no JB, "Internacional" no Correio do Povo, "Mundo" na Folha de S.Paulo, "Internacional" em O Estado de S.Paulo, "O Mundo" em O Globo, "Mundo" em O Dia, "Mundo" no Zero Hora, "Internacional" no Estado de Minas, "Mundo" em A Tarde, "Mundo" no Diário de Pernambuco, "Mundo" no Correio Braziliense, "Internacional" no Diário do Nordeste "Mundo" na Gazeta do Povo,"Mundo" no O Povo e "Mundo" em O Popular.

Fontes:
http://www.newspaperindex.com/pt/
http://en.wikipedia.org/wiki/World_news

Arquivado em: Jornalismo