Linguagem verbal e não verbal

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF)
Graduação em Letras (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, FUNCESI)

Todo mundo sabe que a gente só se comunica por meio da linguagem, não é verdade? Sem ela, não há interação entre as pessoas. A linguagem compõe-se de elementos verbais e não verbais! Mas, você sabe a diferença entre eles? Bom, “verbal” vem do latim verbum, que significa “palavra”. Por isso, a linguagem verbal é o uso da palavra na comunicação, seja na oralidade ou na escrita:

Prazeres

Bertold Brecht

O primeiro olhar da janela de manhã
O velho livro de novo encontrado
Rostos animados
Neve, o mudar das estações
O jornal
O cão
A dialética
Tomar ducha, nadar
Velha música
Sapatos cômodos
Compreender Música nova
Escrever, plantar
Viajar, cantar
Ser amável.

Note que Bertolt Brecht construiu o poema acima com a linguagem verbal. Isto é, ele usou as palavras para enumerar os prazeres da vida. Se a linguagem verbal é o uso da palavra, a linguagem não verbal é o não uso da palavra na comunicação. Nesse caso, entram em cena vários elementos, como estes:

Quem não conhece essas carinhas, hein? Esses elementos não verbais exprimem diferentes sentimentos e pensamentos nas redes sociais, que são marcadas pela agilidade na comunicação. Muito bonitinhas, não?

As expressões faciais, a pintura, a dança, os sinais, os desenhos... Todos eles são exemplos da linguagem não verbal:

Há textos que apresentam apenas a linguagem verbal e há textos que apresentam apenas a linguagem não verbal. Mas, há aqueles que misturam as duas! Nesse contexto, apresentam a linguagem mista. Veja:

Alexandre Beck. Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com>

Na tira do Armandinho, a linguagem verbal e a linguagem não verbal fundem-se de modo harmônico, compondo o texto que visa à critica social. Podemos citar outros textos que também empregam a linguagem mista: propagandas, notícias, reportagens, manuais de instrução, embalagens de produtos...

Enfim, a linguagem constitui-se de elementos (verbais e não verbais), que são instituídos pela sociedade, para a interação entre as pessoas nas diversas situações comunicativas. Portanto, a linguagem é uma atividade interativa, concretizada mediante os conhecimentos e valores de mundo compartilhados entre os sujeitos envolvidos.

Para reforçar:

  • Linguagem verbal: uso da palavra na comunicação.
  • Linguagem não verbal: o não uso da palavra na comunicação.
  • Linguagem mista: a união da linguagem verbal e da linguagem não verbal na comunicação.

Referências:

BECK, Alexandre. Tira do Armandinho. Disponível em: <https://tirasarmandinho.tumblr.com>. Acesso em: 21 de outubro de 2019.

BRECHT, Bertold. Poema e canções. Coimbra, Livraria Almedina, 1975.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Texto não verbal. In: ___Para entender o texto: leitura e produção. 15 ed. São Paulo: Ática, 1999, p.371-383.

Imagens referentes à linguagem não verbal: Disponíveis em: <https://pixabay.com>.