Não deixe seu filho fazer isto na véspera de uma apresentação de trabalho! 

MBA em Comunicação Corporativa (Anhembi Morumbi, 2009)
Graduada em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2005)

Os dias que antecedem uma apresentação de trabalho são muito importantes e as atitudes que tomamos nesse período podem ser cruciais para o sucesso (ou não) das nossas exposições orais.

Por isso mesmo, é fundamental orientar seus filhos e ajudá-los a evitar algumas situações que aumentam o nervosismo e prejudicam o desempenho na apresentação do trabalho.

Para evitar qualquer surpresa desagradável, separamos alguns dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas antes de falar em público. Conheça cada um deles e saiba como agir com o seu filho antes de uma grande apresentação. Confira!

1. Deixar a apresentação de lado

O processo de preparação de um trabalho escolar ou universitário pode ser bem longo. Assim, nos dias que antecedem a apresentação, depois de terminar a parte escrita do trabalho, alguns estudantes já se sentem saturados do tema e deixam de praticar a exposição oral.

Esse é um grande erro! Ensaiar a apresentação é visualizar o que o estudante deseja transmitir para o professor e os colegas da melhor forma possível. Quando seu filho pratica a apresentação em voz alta, pode se ouvir, identificar erros e aspectos a melhorar.

Por isso, faça o possível para incentivar que o seu filho ensaie a exposição oral. Se necessário, pratique com ele, deixando claro que a exposição oral é um dos momentos mais importantes de um trabalho!

2. Tentar decorar as falas

Quando os alunos deixam para ensaiar a apresentação oral em cima da hora, acabam se sentindo pouco confiantes e buscam alternativas para dominar o conteúdo. Uma dessas alternativas é decorar as falas, sem necessariamente compreender o que está sendo transmitido para colegas e professores.

O que muita gente não sabe é que decorar as falas pode prejudicar (e muito!) uma exposição oral! Ter o material preparado e um roteiro para a fala é essencial, mas não é uma boa ideia decorar cada frase da apresentação!

O melhor caminho é praticar a exposição com antecedência e garantir que o seu filho realmente domina o assunto. Se ele tem segurança e propriedade para falar, não tem porquê decorar as frases e repeti-las como um papagaio.

3. Dormir tarde na véspera

Se você sabe que o seu filho ou filha tem uma apresentação de trabalho marcada para o dia seguinte, oriente-o a dormir mais cedo. Nada de computadores ou televisão até tarde!

Uma boa noite de sono é fundamental para uma boa apresentação de trabalho. Quando o seu filho dorme bem, acorda com mais energia e disposição, então tudo tende a sair muito melhor no dia seguinte.

Pode ser que o nervosismo faça com que seu filho perca o sono. Isso é normal! Pense em maneiras de ajudá-lo a dormir, seja recorrendo a um chá relaxante ou mesmo através de uma boa conversa!

4. Comer comida pesada

Outro cuidado que se deve ter com o físico nas vésperas de uma apresentação de trabalho, é estar atento à alimentação! Comer comidas muito pesadas antes de uma apresentação não é uma boa ideia, já que elas provocam sono e podem atrapalhar (e muito!) a concentração do seu filho no dia seguinte.

Cozinhe comidas mais leves e saudáveis e evite alimentos gordurosos nas vésperas da apresentação do seu filho. Esse cuidado também ajuda a evitar desconfortos físicos na hora da apresentação, que tendem a aparecer quando os estudantes estão nervosos ou ansiosos.

As apresentações de trabalho são essenciais para o desenvolvimento do seu filho. Ajudá-lo nesse processo é uma forma de contribuir para que o processo de aprendizagem e de amadurecimento sejam satisfatórios!

Arquivado em: Comunicação