Posicionamento e marca

O dicionário da língua portuguesa define Posicionamento como (posicionar+mento), e significa o ato ou efeito de posicionar algo, ação de mover a cabeça de leitura/escrita para a posição correta em um disco, situação de uma coisa ou pessoa, uma atitude. A atitude de uma empresa, produto, marca ou serviço baseada no perfil de um público alvo, e utilizando recursos reais ou simbólicos também é chamada Posicionamento. Após definir o caráter de seu posicionamento, ou seja, sua finalidade e qual lugar pretende ocupar no mercado, uma empresa poderá planejar as melhores formas de trabalhar o seu diferencial, fazendo com que a sua marca seja escolhida pelos consumidores em comparação com os seus concorrentes.

O Publicitário e Coach Profissional Bruno Mendonça, observa que: Para uma empresa conseguir espaço no mercado, ela deve ter um produto e uma oferta que traduzem claramente e objetivamente aquilo que a empresa espera que os consumidores percebam, sem ser comparado com nenhuma outra oferta ou produto. Isso se refere ao posicionamento da empresa, que consiste na ação de se diferenciar no mercado através de seus atributos reais ou simbólicos, projetando produtos e a imagem da empresa na mente dos consumidores”.

Além disso, Bruno ressalta que faz parte do processo conhecer o comportamento do consumidor. Segundo ele: “Antes de decidir o posicionamento de marca que a empresa seguirá no seu planejamento, é preciso que ela determine uma estrutura de referência, identificando o mercado-alvo e a natureza da concorrência, e as associações ideais de marca referente aos pontos de paridade e aos pontos de diferença. Para definir a estrutura de referência competitiva adequada, devem-se entender o comportamento do consumidor do produto ou serviço de uma empresa e as considerações feitas por ele ao tomar as decisões sobre a marca”

Um conceito relacionado ao posicionamento que com freqüência é trabalhado na publicidade e no marketing é o de Branding. O Branding engloba a utilização de variados recursos e ferramentas da comunicação a fim de otimizar a mensagem, o posicionamento da marca. Este conceito trabalha a marca de forma racional e intuitiva, pois lida com recursos físico, materiais e abstratos, imaginários que norteiam o produto (e sua marca). Dessa forma ao planejar sobre o lançamento, manutenção, ampliação ou mesmo um novo posicionamento de uma marca no mercado, uma empresa certamente estará em direção a uma vantagem competitiva significativa.

Uma marca que não possui um posicionamento bem definido e trabalhado, tende a não sobreviver no mercado. Conforme foi observado pelo publicitário e coach, Bruno: “Para apresentar um posicionamento eficiente, a empresa deve estar atenta a alguns requisitos essenciais que compõem o posicionamento vantajoso como ter importância do benefício para o consumidor, ser distinto frente aos concorrentes, facilidades de comunicação, visibilidade, dificuldade de cópia da concorrência e ter uma rentabilidade da diferença”.

Bibliografia:
http://tudosobremarketing.com.br/posicionamento-marca
www.globalbrands.com.br/o-que-e-posicionamento-de-marca
http://www.dicio.com.br/posicionamento

Arquivado em: Comunicação