Publicidade e Marketing

A ideia embutida do termo “publicidade” está relacionada a tornar algo público.  Isso vale para divulgação, pronunciamento, posicionamento, entre outros fins. A publicidade como constatamos seu uso no senso comum, refere-se a uma área profissional voltada para a promoção e venda de um produto, imagem, empresa e até mesmo uma pessoa (personalidade: “pessoa pública”).  A publicidade engloba a promoção em duplo sentido, seja a promoção de um produto em oferta ou distribuição de brindes, a divulgação de forma gratuita; seja a promoção no sentido de promover a marca, elevar o seu conceito no mercado.

Foto: RoseStudio / Shutterstock.com

Nesse contexto, mesmo que alguma ação não apresente o produto em si, ela pode ser veículo de promoção desta marca em seu público alvo, levando o grupo a conhecer, ou a quem já a conhece se identificar mais com a marca. Por exemplo um campeonato de xadrez onde uma marca de refrigerantes light ofereceu mesas para os jogos que tenham a logo da marca do refrigerante no tampo da mesa. Ainda que o produto não seja distribuído gratuitamente no evento, a marca está presente representando o produto e causando a sua publicidade. Um exemplo freqüente de publicidade é a utilização de outdoors fazendo a divulgação de um item, tornando-o público. Outro meio utilizado com freqüência são os panfletos distribuídos nas ruas, por exemplo, a distribuição em porta de escolas de ensino fundamental tornando público o prazo para matrículas em cursos de inglês, ou de natação, ou show do cantor teen que ocorrerá no final de semana mais próximo.

Por sua vez o que define as táticas, o que agrada o público alvo, como administrar e investir na promoção do produto (ou pessoa) é o marketing. O Marketing é uma ciência muito próxima da publicidade, onde elas se complementam, e justamente por isso são com freqüência confundidas. É o profissional do marketing que, por exemplo, auxilia um candidato que pretende ganhar uma eleição a ter melhor imagem, ou um artista a superar uma crise após ser envolvido em um escândalo. É o profissional do marketing que estuda o meio mais adequado de manter a harmonia entre a identidade da empresa ou fábrica e o público alvo, as peculiaridades do consumidor para qual foi destinada a sua criação.

Desse ponto de vista, percebemos que o profissional do marketing tende a se basear em pesquisas de mercado e focar nos prontos fortes, no “lado positivo”, na utilidade de um produto e o que ele tem de diferencial, para que seja escolhido em detrimento dos concorrentes. Enquanto a publicidade é a responsável por criar a campanha, o conjunto de frases e imagens, para transmitir a ideia que o marketing estipulou e potencializar o discurso.

Em síntese a publicidade é voltada para a divulgação enquanto o marketing exercita os números, percepções e dados do mercado.

Arquivado em: Comunicação