TV Digital

Hoje em dia é difícil imaginar um povo ou cultura sem acesso à TV. A maioria dos lares brasileiros possui, pelo menos, uma TV. A TV é um dos principais veículos de comunicação utilizados atualmente.

Mas porque TV digital?

O sistema de transmissão de TV já é bem antigo. Estava na hora de sofrer uma atualização. O sistema de transmissão de hoje é conhecido como analógico. É considerado um sistema primitivo de comunicação pois possui inúmeras limitações que vamos ver a seguir.

O que a TV digital tem que a TV atual não tem?

A TV digital possui as seguintes vantagens em relação à TV atual:

- qualidade de imagem muito superior;
- interatividade, ou seja, será possível realizar várias ações através do controle remoto, como compras, participar de pesquisas, votações, etc;
- transmissão mais robusta, ou seja, menos imune a ruídos;
- padrão de compressão de áudio e vídeo (inexistente na transmissão convencional);
- sintonia do sinal sem fantasmas ou chuviscos
- possibilidade de desenvolvimento futuro de outras funcionalidades

A tecnologia da TV digital brasileira escolhida foi a do Japão (ISDB) mais algumas tecnologias desenvolvidas por universidades brasileiras. O Brasil acabou optando por esse padrão por ter um custo / benefício / tecnologia melhor do que os outros sistemas analisados (ATSC americano e DVB europeu).

Quando falamos da TV digital, estamos nos referindo ao aparelho de TV que é diferente dos aparelhos atuais e também do sistema de transmissão, ou seja, as antenas emissoras de TV que ficam nas ruas, também deverão sofrer uma grande atualização para poder transmitir no formato digital.

Minha TV vai parar de funcionar?

Podemos dizer que no começo os dois sistemas irão conviver juntamente. Afinal de contas, não podemos descartar milhões de televisores de uma hora para outra. Já estão sendo comercializados os famosos conversores da TV atual para a digital. São aparelhos que irão permitir a um televisor convencional captar as imagens do sistema digital. Mas não espere milagres. Se a sua TV for convencional, você não conseguirá utilizar toda a potencialidade do sistema digital, como, por exemplo, a qualidade da imagem.

Arquivado em: Comunicação, Tecnologia