A vida de São Pedro - Cefas

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

 A vida

Pedro, apóstolo de Cristo, tinha inicialmente o nome de Simão, um nome de origem hebraica que significa aquele que ouve. Simão nasceu em Betsaida, na Galileia. Era filho de Jonas e irmão de André, apóstolo. Pescador por profissão. Quem primeiro se encontrou com Jesus foi seu irmão Este o apresentou ao Messias.

O chamado

Quando Simão morava em Cafarnaum, aconteceu seu extraordinário encontro com Jesus. Nesse acontecimento, Jesus convocou Simão a compor o número daqueles que seriam missionários a serviço de Jesus e que após ida de Cristo para o Pai, perpetuariam Seu ministério.

O chamado de Jesus àquele pescador veio de forma transformadora na sua vida. Começando pelo nome, que de Simão passou a Pedro, Jesus exigia de forma amoroso que aquele homem tivesse sua vida totalmente voltada ao serviço do Reino de Deus. Jesus o chamou Cefas, que passado para o grego significa Petrus – Pedra. Antes Simão, agora Pedro.

Jesus chamou Pedro com a seguinte frase “doravante serás pescador de homens” (Lc 5, 11). O até então pescador, continuaria sua profissão agora como missão, porém não mais com redes de pesca e sim, pregando a Palavra de Deus. Pedro torna-se um dos principais apóstolos de Jesus.

A Missão

Pedro, seguindo Jesus, assumiu um importante papel na missão de “cristianizar”. Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro acompanhou vários de Seus milagres. Foi colocado em função de importância dentro da comunidade cristã. Recebeu uma proximidade tão grande com o Mestre que, quando este ressurgiu depois de Sua morte, Pedro foi o primeiro a vê-lo.

É considerado o primeiro papa da Igreja Católica e chamado pelos fiéis católicos por São Pedro. Essa definição é dada baseada na seguinte passagem: “que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:18-19)

Como líder dos apóstolos estava sempre a frente de assembleias e missões. Presidiu a reunião que escolheu Matias para suceder Judas Iscariotes, o traidor. A primeira pregação de São Pedro aconteceu no dia de Pentecostes. Expandiu seu ministério por várias regiões. Durante tais viagens, encontrou-se com São Paulo e tornaram-se grandes amigos e companheiros de missão. Ficaram presos por ordem de Nero. Enquanto se encontrava na cadeia, São Pedro junto a S. Paulo realizou inúmeros batismos.

No ano 64 d.C, Pedro morreu crucificado. Quando soube que seria crucificado, Pedro escolheu ser posto de cabeça pra baixo, por considerar-se indigno de morrer como Jesus. O primeiro pontífice católico está enterrado na basílica que leva seu nome e se localiza no Vaticano.
O dia de S. Pedro é comemorado 29 de Junho.

 

Fontes:
http://www.veritatis.com.br/inicio/blog/674-arqueologos-encontram-evidencias-da-prisao-de-sao-pedro
http://www.e-biografias.net/sao_pedro/
http://www.cantodapaz.com.br/blog/2007/02/21/sao-pedro-pescador-apostolo-e-primeiro-papa/

Arquivado em: Cristianismo
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: