As Sete Igrejas do Apocalipse

Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia são consideradas as Sete Igrejas do Apocalipse. Também conhecidas pelo nome de As Sete Congregações da Revelação ou Sete Congregações da Ásia Menor, ambas foram citadas no livro do Apocalipse, escrito por João, apóstolo de Jesus e seu discípulo, após visões que teve quando estava na ilha de Patmos. Hoje, restam apenas ruínas de todas estas cidades, que ficavam no território da Turquia.

A trecho em que João cita As Sete Igrejas do Apocalipse é o seguinte:

...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.
(Apocalipse 1:11).

Na verdade, “congregação” é o termo utilizado mais comumente por religiosos e estudiosos para designar tais locais. Entenda-se congregação por uma comunidade cristã que habitava essas cidades. De acordo com alguns pesquisadores, existem outras interpretações sobre estas sete congregações. No ponto de vista de novos estudos, é sugerido que as sete igrejas sejam as representantes dos sete continentes políticos que temos atualmente ou das sete principais vertentes do cristianismo.

As sete igrejas e os respectivos trechos onde foram citadas no livro do Apocalipse são:

  1. Éfeso, citada no livro do Apocalipse 2:1-7: Uma cidade greco-romana da Antiguidade situada na costa ocidental da Ásia Menor.
  2. Esmirna, citada no livro do Apocalipse 2:8-11: Uma cidade do sudoeste da Turquia situada na região de Egeu.
  3. Pérgamo, citada no livro do Apocalipse 2:12-17: Uma antiga cidade grega que situava-se na Mísia, no noroeste da Anatólia.
  4. Tiatira, citada no livro do Apocalipse 2:18-29: Importante centro comercial na Ásia Menor que foi fundado para ser um posto militar.
  5. Sardes, citada no livro do Apocalipse 3:1-6: Localizava-se no fértil vale do rio Hermo e no sopé do íngreme monte Tmolo.
  6. Filadélfia, citada no livro do Apocalipse 3:7-13: Antiga cidade grega, hoje em território turco sob o nome de Alaşehir.
  7. Laodicéia, citada no livro do Apocalipse 3:14-22: Uma das mais prósperas cidades da Frígia durante a época romana.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_igrejas_do_Apocalipse
http://www.advir.com.br/sermoes/especial/7igrejas/menu.asp

Arquivado em: Cristianismo