Igreja Universal

A Igreja Universal abriu suas portas para o público no dia 09 de julho de 1977, pelas mãos do pastor Edir Macedo. A princípio, ele mantinha suas reuniões em um coreto no Jardim do Méier, no Rio de Janeiro, pois não tinha recursos para alugar uma sede. Antes de se autodenominar ‘Bispo’, Macedo trabalhava como caixeiro em uma lotérica. Quando completou 20 anos, ele decidiu trocar o Catolicismo por uma instituição Pentecostal, inicialmente optando pela Igreja Nova Vida, na qual demorou-se durante dez anos, abandonando-a por considerá-la uma religião de elite.

Assim, em 1977, ao lado de alguns amigos, ele fundou a Igreja Universal do Reino de Deus, declarando-se ‘Bispo’. No início os recursos eram esparsos, até uma fiel vender um pedaço de terra e doar seu valor para a Igreja. Com este dinheiro foi possível negociar dez minutos diários na Rádio Metropolitana. Desta forma, ele deu partida a uma carreira de vitórias. Já na década de 80 a Igreja contava com algumas horas no rádio e uma hora no Canal Rio Tupi. Os próximos passos foram a inauguração em São Paulo de uma filial da Igreja e a aquisição, em 1982, da Rádio Rio Copacabana.

Hoje, com a ajuda do carisma de Edir Macedo, ela é uma das Igrejas Neopentecostais que mais cresce. Ao longo de sua jornada ela teve vários outros nomes, antes de assumir a atual denominação – Cruzada do Caminho Eterno, Igreja da Benção e, por fim, Igreja Universal do Reino de Deus. Hoje, coroando esta caminhada que sempre apostou na Comunicação, o ‘Bispo’ tem em suas mãos a TV Record, bem como programas na Rede Mulher, Rede Família e CNT, o jornal Folha Universal, o portal on-line Arca Universal, espaço em inúmeras rádios cariocas e paulistas, uma nova Igreja no continente africano, além de ter sua biografia – “O Bispo – A História Revelada de Edir Macedo”, de Douglas Tavolaro -, publicada pela Editora Larousse Brasil.

Como outras Igrejas Evangélicas Pentecostais, os adeptos da Universal acreditam que Jesus é Deus, parte da Trindade; crêem na Ressurreição do corpo de Jesus e na salvação através da fé, bem como na palavra bíblica como verdade absoluta; defendem o batismo realizado por meio do mergulho na água, que renova o Homem. Mas Edir Macedo trouxe à Igreja que ele fundou suas próprias contribuições doutrinárias, tais como a negociação de supostas “pedras do túmulo de Jesus”, “água benta proveniente do Rio Jordão”, “a rosa que opera milagres”, “sal que o próprio Espírito Santo abençoou”, que ele afirma serem capazes de curar os enfermos.

A Igreja Universal conta hoje com pelo menos dois mil templos no Brasil inteiro, e cerca de seis milhões de adeptos. Seus rituais são pontuados por canções, pela assistência de um grupo de trabalhadores aos fiéis com problemas, por ritos da Prosperidade e também de Exorcismo, pelas sessões de cura, que ocorrem mediadas por Bispos, Pastores e Trabalhadores. Esta religião não limita os fiéis na sua prática cotidiana, pede apenas que tenham uma vida moral decente. Os freqüentadores da Igreja também podem se transformar em trabalhadores e ajudar voluntariamente seus companheiros de culto.

O ponto determinante da doutrina de Macedo é o combate contra os demônios e a teologia da prosperidade. Eles realizam o impossível para supostamente liberar os espíritos de toda perturbação espiritual. Segundo o ‘Bispo’, até algumas doenças são de origem demoníaca, tais como a neurose, dores de cabeça contínuas, insônia, desmaios, convulsões, entre outras. Quanto à teologia da prosperidade, Edir se inspira nos pastores norte-americanos quando prega que quem quiser se livrar do demônio deve doar à Igreja seus dízimos. Pelo menos metade do tempo consagrado ao culto realizado nesta Igreja – costuma durar duas horas - é destinado para a arrecadação do dinheiro.

Recentemente a Igreja Universal entrou em guerra com a imprensa, pois o ‘Bispo’ não admite ser acusado de má administração dos fundos. Da década de noventa para cá a Justiça vem descobrindo negócios ilícitos relacionados a Edir Macedo, que chegou a ficar preso ao longo de doze dias em 1992, sob a acusação de fraude. Absolvido, continuou porém envolvido em escândalos, como o da suspeita de participação financeira de narcotraficantes colombianos na aquisição da TV Record.

Fontes
http://www.igrejauniversal.org.br/histiurd-passos.jsp
http://www.acidigital.com/seitas/reinodeus.htm
http://www.brazilsite.com.br/religiao/evangelica/urd01.htm

Arquivado em: Cristianismo