Dia de Nossa Senhora Aparecida

Licenciatura em História (IFG, 2022)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O dia de Nossa Senhora Aparecida é um feriado nacional brasileiro, criado em 30 de junho de 1980, em homenagem a Virgem Maria, uma santa católica e padroeira do Brasil.

No dia 12 do mês de outubro costuma-se comemorar com missas por todo o Brasil o Dia de Nossa Senhora Aparecida; nessa data, ocorre o único feriado nacional que coincide com o mês de outubro. As origens desse feriado remontam ao ano de 1980, momento em que o país estava sob o governo do presidente João Batista Figueredo, quando se criou no Brasil a Lei n 6. 802, na data de 30 de junho. Esta lei estipulou duas inovações: primeiro – Nossa Senhora Aparecida seria oficialmente a padroeira do país, e em seguida, que, o dia 12 de outubro seria um feriado nacional, voltado a devoção da santa.

Antes desse ano, histórias envolvendo a santa já eram antigas no Brasil, e remontam a décadas, fator atestado, ainda em 1930, quando o papa Pio XXI se manifestou sobre tais histórias, declarando-a padroeira e rainha do Brasil, no dia 16 de julho daquele ano.

Mas, para entender de forma completa as razões para a criação do feriado, e a importância dele para os brasileiros, é preciso rastrear as origens mais antigas das histórias e cultos envolvendo Nossa Senhora Aparecida no país. Relatos incertos apontam que, no século XVIII, mais especificamente no ano de 1717, no período colonial, alguns pescadores de Guaratinguetá, na capitania de São Paulo e Minas, durante os seus trabalhos no rio Paraíba do Sul, encontraram uma imagem da Virgem Maria, que foi parar nas redes de pesca do pescador João Alves.

Conta-se então, que desde o achado, todas as pescarias do grupo de pescadores foram marcadas por sucessos, tendo suas redes se enchido de peixes em todas as pescarias após o ocorrido. Atribui-se a essa história o “registro” de um primeiro milagre ou intercessão da santa.

Os habitantes da vila passaram a visitar a imagem da santa, que passou a ser exibida em uma casa local por quinze anos. Começaram a se espalhar histórias acerca de milagres envolvendo a imagem e os devotos que a cultuavam durante as missas. A fama era tamanha, que o seu resultado foi a construção de uma capela em sua homenagem, na mesma cidade. No ano de 1822, o próprio príncipe regente D. Pedro I a visitou.

Os seguidores vinham de todas as regiões para ver a santa, e a estrutura da atual capela não comportava tantas pessoas, o que levou á criação de uma estrutura maior: a Basílica Velha de Aparecida, cujas construções, foram iniciadas em 1834 e finalizadas no final de 1888, levando anos para ser concluída.

Em 1928, a antiga vila colonial de Guaratinguetá é emancipada para a condição de cidadã de Aparecida, em São Paulo, fundada em homenagem a santa. E na mesma cidade, décadas depois, no ano de 1946, iniciaram-se construções para fundar um templo (uma basílica) reservado para o seu culto, que foram concluídas em 1980. Na ocasião, o Brasil recebia a visita do Papa João II, que visitou a basílica, para consagra-la como o santuário oficial voltado para a santa.

O local, muito visitado anualmente por milhões de devotos, foi novamente visitado por um Papa em 2016, quando Papa Francisco o elevou á categoria de arquidiocese de Aparecida. O local recebe anualmente milhares de promessas feitas por fiéis.

Tais exemplos demonstram a força que a devoção a essa santa foi desenvolvendo no Brasil através dos anos, décadas e séculos, culminando no ponto, de se tornar um feriado nacional no ano de 1980.

Fontes:

Folha de S. Paulo. Entenda origem do dia de Nossa Senhora Aparecida, único feriado de outubro. Folha. Uol, 10/10/2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/10/entenda-origem-do-dia-de-nossa-senhora-de-aparecida-unico-feriado-de-outubro.shtml ( Acessado dia: 13/12/2022).

SOUZA, Antonia. Dia de Nossa Senhora Aparecida: entenda a origem do feriado de 12 de outubro. Exame, 10/10/2022. Disponível em: https://exame.com/pop/dia-de-nossa-senhora-aparecida-entenda-a-origem-data-comemorativa-de-12-de-outubro/ (Acessado dia 13/12/2022).

Arquivado em: Datas Comemorativas