Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é uma data extra-oficial, que no Brasil é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. A data foi introduzida no Brasil por motivos comerciais, tendo como idealizador um publicitário, que trouxe a idéia do Valentine’s Day (como é chamado o Dia dos namorados nos Estados Unidos).

Foto: JeniFoto / Shutterstock.com

Foto: JeniFoto / Shutterstock.com

No entanto, a celebração do dia dos amantes, dos apaixonados remonta ao Império Romano. São varias as versões sobre a origem da celebração, mas todas elas fazem menção, em algum momento, a São Valentim.

Em uma das versões, o padre Valentin teria ignorado as ordens do imperador Claudio II, que havia proibido os casamentos. Tal ordem tinha como objetivo manter os soldados solteiros, por acreditar-se que sem laços familiares, o desempenho militar seria melhor. O padre Valentim teria transgredido a ordem do Imperador, e realizado, em segredo, o casamento dos jovens que o procuravam. Como punição ao ser descoberto, O padre Valentim teria sido preso e condenado a morte, sendo executado no dia 14 de fevereiro, em meados do ano de 270 d.C. Isso explica o Dia de São Valentim nessa data.

Em outra versão, o Papa Gelásio I teria instituido, em 496 d.c., o dia de São Valentim como o dia dos namorados, para tentar acabar com uma tradição pagã, que já durava 800 anos. Consta que o mês de fevereiro era marcado por uma festa em homenagem a deusa Juno (da fertilidade, do casamento).

Em uma terceira versão, o padre Valentin teria sido feito prisioneiro por ordem de Claudio II, por não ter se convertido a religião do imperador. Nessa versão, o padre teria se apaixonado pela filha de um carcereiro, e antes de ser executado, teria deixado um recado a sua amada: “Do teu Valentim”. Essa versão explica a tradição dos cartões com mensagens apaixonadas.

Seja qual for a versão verdadeira, o fato é que o Dia dos Namorados é comemorado pelo mundo todo, com diferentes tradições.

Nos Estados Unidos, país em que a tradição de comemorar o Valentine’s Day é das mais consolidadas, o envio de cartões ao parceiro (a) é o mais comum. Na Dinamarca, os apaixonados se presenteiam com flores prensadas, e nas pequenas vilas da Itália, são realizados grandes banquetes no dia dos namorados. No Japão, onde o Valentine’s Day é celebrado há pouco tempo (desde 1936), tradicionalmente são as mulheres que declaram seu amor aos companheiros, presenteando-os com chocolates.

Arquivado em: Datas Comemorativas