Folia de Reis

A Folia de Reis, também conhecida como Reisada ou Festa de Santos Reis no Brasil, é uma festa popular e ocorre entre os dias 24 de dezembro (véspera de nascimento de Jesus Cristo) e 6 de janeiro (dia em que os três Reis Magos chegam em Belém).

A celebração acontece em diversas regiões brasileiras de acordo com aspectos culturais locais, ou seja, podendo diferenciar nas músicas, danças, orações, roupas, comidas típicas entre outros. Em alguns estados a tradição é mais presente, como na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A festa integra os seguintes complementos: roupas e acessórios adornados; instrumentos (viola, reco-reco, tambor, acordeon, sanfona, pandeiro, gaita, etc); personagens dos três reis magos (participantes caracterizados); palhaços que vão realizando apresentações durante o desfile; coro (cantores e instrumentalistas); mestre ou embaixador (chefe da folia responsável por organizar todos os detalhes); bandeireiro ou alferes da bandeira (carrega a bandeira do grupo); festeiro (em sua residência os foliões fazem a retirada da bandeira e retornam no final do passeio); entre outros.

Fantasia utilizada na Folia de Reis. Foto: Paulo Nabas / Shutterstock.com

A Folia de Reis está associada aos três Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Melchior) que conforme mencionado na Bíblia Sagrada, vieram ao encontro de Jesus Cristo durante seu nascimento, guiados por uma estrela no céu. Os Magos presentearam o menino Jesus com ouro, incenso e mirra, representando a realiza, a divindade e a imortalidade, respectivamente. Segundo a história, cada um deles possuía uma cor de pela, negra, morena e branca, significando toda a humanidade.

No Brasil, é muito comum o grupo de festejo além de passar pelas ruas, visitar casas para cantar e fazer e orações. A famílias oferecem comida aos integrantes, que agradecem, e logo seguem para o próximo destino.

Na Europa, alguns países celebram a Folia de Reis com mais importância do que o Natal. Os presentes trocados e o presépio (pequena ou grande construção representando o local de nascimento de Jesus, com os personagens e objetos) montado são realizados no dia 6 de janeiro.

Segundo estudiosos da cultura popular, a Folia de Reis originou na Espanha. No país, o tradicional desfile chamado Cabalgata de Reys acontece dia 5 de janeiro, envolvendo carros alegóricos que desfilam com pessoas fantasiadas e jogam balas para as crianças. No dia 6 de janeiro, é feriado nacional na Espanha.

Na Itália, a festa é conhecida como “Befana” (uma bruxa velha que distribui presentes às crianças).

Uma das canções de Folia de Reis no Brasil :

Porta aberta, luz acesa
Sinal de muita alegria
Entra eu, entra meu terno
Entra toda a companhia

Graças a Deus já vimos
Sua casa iluminar
Já que nos abriram a porta
Falta nos fazer passar

Este é o primeiro verso
Que nesta casa eu canto
Em nome de Deus começo
Padre, Filho Espírito Santo

Estes três Reis por serem santos
Que saíram a caminhar
Procurando Jesus Cristo
Nesta casa vieram achar

Arquivado em: Datas Comemorativas